Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Renda Fixa X Renda Variável

Renda Fixa X Renda Variável
InterEDTech Tecnologias Educacionais
set. 10 - 3 min de leitura
000

No mundo de investimentos, existem duas vertentes opostas de aplicações bastante utilizadas, a Renda Fixa e Renda Variável uma de estabilidade e segurança e a outra de risco alto e variação do valor no mercado.

O perfil do investidor brasileiro é, em sua maioria, conservador. Entretanto,  o setor de investimentos de renda variável tem aumentado a cada dia e possui potencial para crescer de forma exponencial nos próximos anos.

Mas, para sabermos qual a diferença das duas aplicações precisamos, primeiramente,  saber o que são elas.

Renda Fixa: Aplicação do seu dinheiro em um investimento mais seguro, onde previamente você irá acordar quanto será o valor aplicado, juros e em quanto tempo receberá seu dinheiro investido mais o lucro do juros aplicado.

O investidor, geralmente, “empresta” a aplicação a alguém, podendo ser bancos, empresas e o próprio governo.

Renda Variável: Segue o caminho oposto da renda fixa, não têm seguridade e nem garante o retorno total do seu dinheiro aplicado, porém o rendimento pode ser altamente positivo.

Os ativos de rendas variáveis são definidos por remunerações que não podem ser dimensionadas antes do momento da aplicação.

Principais diferenças entre Renda Fixa e Variável

A renda variável se aplica na compra de parte de um negócio, como uma empresa ou empreendimento imobiliário. Já a renda fixa consiste em emprestar dinheiro para bancos, empresas e o governo.

A seguridade da renda fixa permite um certo conforto no investidor, já a renda variável não tem segurança, podendo lucrar muito mais do que esperado, mas sem garantias. 

O seu perfil de investidor pode te auxiliar bastante nesta escolha, veja abaixo algumas das principais características de cada um deles:

Conservador: Prefere não arriscar em um investimento onde seu capital pode sofrer muitas alterações.

Equilibrado: Pode investir tanto em uma quanto em outra, depende de como analisa o mercado.

Agressivo: Podemos utilizar como um termo muito popular, “Tudo ou Nada”. Este tipo de investidor gosta do desafio e de alcançar altos patamares a curto prazo.

Com isso, você sabe qual perfil se encaixa com você? Comente abaixo!

> Quer saber mais?

Acesse conteúdos gratuitos sobre o assunto, como a: Websérie Transforme sua Vida Financeira

Com sete vídeos, a websérie 100% gratuita é totalmente voltada para quem deseja começar a investir. Produzida pelo Professor Marcos Mazzaroppi, Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Candido Mendes e Mestre em Economia Empresarial pelo IBMEC e que também atua no mercado Financeiro como Estrategista na RJI Gestão & Investimentos.

Clique e inscreva-se


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você