Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Saiba como utilizar recursos gráficos em sua sala de aula!

Saiba como utilizar recursos gráficos em sua sala de aula!
InterEDTech Tecnologias Educacionais
nov. 9 - 3 min de leitura
000

Atrair a atenção de seus alunos é objetivo e desafio de todos os professores. Na nova educação apresentar apenas o conteúdo da disciplina de maneira expositiva e tradicional não é o suficiente. 

Hoje, mais do que nunca, é necessário criatividade para que as aulas sejam mais interativas e produtivas, pois o professor disputa a atenção do estudante com a imensidão de formatos de conteúdos disponíveis na rede. Nesse cenário, os recursos gráficos podem revolucionar a experiência em sala de aula. 

A criatividade é a habilidade do ser humano em criar algo visando certo objetivo. É por meio dela que alguns problemas até emocionais são superados. Por isso, busque criar estímulos ao aluno. Faça com que ele participe ativamente das aulas e não seja um mero ouvinte.

Recursos gráficos na prática

Quando pensamos em recursos gráficos pensamos em algo fora da realidade de profissionais leigos, algo destinado apenas à profissionais da área como designers e comunicadores visuais.  Porém há muito tempo educadores do mundo todo utilizam recursos gráficos. 

Números, palavras e imagens para compor suas aulas e formas de ensinar os conteúdos. E eles nada mais são do que recursos gráficos. 

Os números, por exemplo, costumeiramente são utilizados em gráficos e tabelas para apresentar dados e valores.  Já as palavras dão vida a ideias, pensamentos e informações. Mas por que não deixá-las mais atrativas?

Novas tipografias e fontes dinâmicas ajudam muito na apresentação de conteúdos educacionais. Com as imagens novos mundos puderem ser explorados como mapas, fotos de figuras histórias, atlas, dentre outros. 

Além dos formatos tradicionais existem softwares que podem ser úteis na produção de aulas mais dinâmicas e interativas, abaixo estão alguns exemplos. Confira!

Power Point 

Software muito utilizado, bem simples de manusear e transmitir aprendizados. Ele serve para criar e editar apresentações gráficas e disponibilizam diversos layouts, formas, transições, fontes e símbolos para você optar pelo que mais adequa-se ao seu propósito. O ideal é que você tente contar uma história por slide para um ensino mais dinâmico e organizado.

> Conheça o curso de extensão em Power Point que irá turbinar suas apresentações!

https://hubs.ly/H0pqZfW0

CorelDraw e Photoshop

Ambos são programas de desenho gráfico. Neles, é possível editar, manipular e combinar imagens. São ótimas ferramentas para você criar ilustrações temáticas sobre a aula. Experimente sintetizar em uma imagem um dos assuntos ministrados. Não insira muitas fotos nos slides que você vai apresentar. Tal fato pode poluir visualmente a aula e provocar o efeito contrário ao desejado. Saiba medir: uma imagem embaixo do título é o mais indicado.

> Conheça cursos acessíveis e práticos para dominar estas ferramentas de criação e edição de imagens:

- Curso de extensão Corel Draw: 

https://hubs.ly/H0pqZ4b0

- Curso de extensão Photoshop para Fotografia: 

https://hubs.ly/H0pqYXQ0

Benefícios para alunos e professores

Dedicar um tempo ao planejamento de conteúdos educacionais não é besteira. Afinal, os resultados não importarão apenas para os estudantes, mas também para você, que verá que seu esforço e criatividade em buscar a melhor forma de ensinar valeu a pena. Afinal, alunos interessados, professores satisfeitos.

Em um mundo repleto de distrações on-line, você deve enxergar os recursos gráficos como peças de uso obrigatório para deixar suas aulas interativas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você