Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários

Saiba o que é a gestão de obras, como fazer, qual a importância e conheça

Saiba o que é a gestão de obras, como fazer, qual a importância e conheça
Fala! Universidades2
mar. 9 - 6 min de leitura
000

Para pequenos, médios e grandes empreendimentos, manter o controle pode ser um desafio, pois falhas não são aceitas, o que torna o nível de exigência enorme. Entretanto, o jeito tradicional de fazer o gerenciamento de obras está mudando e evoluindo em razão da tecnologia.

A gestão de obras está se transformando cada vez mais, uma vez que, com o uso de tecnologia e sistemas para melhorar o gerenciamento de obras, os resultados obtidos são melhores.

Utilizar a tecnologia no gerenciamento de obras está se popularizando e revolucionando a forma de entregar obras. Tudo isso acontece graças às ações que são implementadas em todo o processo de construção de uma obra.

Neste artigo, iremos falar sobre a gestão de obras e como fazer um bom gerenciamento de obras para evitar prejuízos e entregar projetos com eficiência. Confira!

Entenda todos os detalhes sobre o papel de um gestor de obras! | Foto: Pixabay/borevina.

O que é, e qual a importância da gestão de obras? 

O gerenciamento de obras é, de forma geral, uma ferramenta da área da construção. Essa ferramenta visa alinhar diferentes procedimentos para colocar um foco na construção civil. 

Dessa maneira, fazer o gerenciamento de obra é gerir, de forma simultânea, várias etapas da cadeia de produção e detalhes burocráticos da obra.

O profissional que trabalha com o gerenciamento de obras é chamado de gestor de obras. Ele é responsável por entender contratos, prazos, custos e por lidar com pessoas. Diante disso, podemos dizer que o gestor de obras precisa ter competências técnicas e de liderança.

Qualquer empresa que atue no setor da construção civil precisa contar com um gerenciamento de obras feito de maneira adequada e assertiva, pois uma etapa feita de forma ineficiente gera impacto negativo na questão da produtividade. Logo, o gerenciamento de obras é indispensável para o bom funcionamento de um negócio do setor de construção.

A importância do gerenciamento de obras está ligada com a coordenação do fluxo de informações e da comunicação entre todas as partes envolvidas na construção civil.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é gerenciamento de obras, que tal descobrir como funciona o gerenciamento de obras? Basta prosseguir com a leitura para o próximo tópico deste artigo!

Como funciona o gerenciamento de obras? 

O gerenciamento de obras, na prática, faz a administração e o controle de materiais, recursos e pessoas durante todos os processos que envolvem a execução de um projeto. Para fazer isso, o gerenciamento de obras depende de técnicas e estratégias de gestão que facilitem para a equipe e a empresa alcançar as metas.

O gerenciamento de obras funciona em várias frentes, tanto na parte do planejamento, como na coordenação, na execução e na conferência de uma obra. Isso tudo depende de uma equipe de profissionais que estará presente em todas as etapas do processo de construção e que é formada por indivíduos com capacidade de lidar com problemas e gerenciar a equipe. 

O gestor de obras faz o planejamento e o gerenciamento da implantação dos projetos nas obras. Também desempenha o papel de gerenciar o desempenho da obra, analisando as especificações dos empreendimentos e orientando os envolvidos para melhorias nos processos.

Quer entender como fazer um bom gerenciamento de obras? Então, você precisa ler o próximo tópico deste artigo!

Como fazer um bom gerenciamento de obras? 

Fazer o gerenciamento de obras não é uma tarefa fácil, pois esse processo enfrenta inúmeros desafios, como a contratação de uma equipe capacitada e a locação de equipamentos, mantendo tudo dentro do orçamento.

A seguir, separamos dicas que podem te ajudar a otimizar os processos e fazer com que o gerenciamento de obras seja feito de forma adequada para atingir os resultados esperados. 

Planejamento 

O planejamento é importante para todas as áreas e isso não é diferente no caso de gerenciamento de obras, pois um bom planejamento é a base de todo projeto. Para fazer um planejamento é preciso garantir a harmonia entre as equipes que serão responsáveis pelas atividades e criar um cronograma realista, que terá todos os prazos e recursos.

O planejamento para fazer um bom gerenciamento de obras também exige que ocorra a previsão de dificuldades e imprevistos que possam surgir. 

Gestão de equipes 

O gestor de obras precisa selecionar as pessoas corretas para desempenhar as atividades. Assim, vai ocorrer tudo bem no desenvolvimento da obra. Por isso, os profissionais escolhidos devem possuir conhecimentos e capacidades adequadas e úteis para o projeto. 

Comunicação eficiente entre os setores 

Todos os setores envolvidos devem ter uma comunicação transparente e próxima para garantir que nenhuma etapa do projeto tenha erros. Diante disso, para ter um bom gerenciamento de obras, foque em integrar as áreas, centralizando documentos e criando mecanismos para que eles sejam compartilhados. 

Monitoramentos constantes 

Monitorar cada etapa da construção é indispensável para reconhecer qual é o nível de eficiência de cada operação. Então, para fazer um bom gerenciamento de obras, é preciso desenvolver e analisar relatórios detalhados e levantamentos sobre o desempenho da equipe. 

Relatórios detalhados 

Os relatórios detalhados ajudam a tomar decisões assertivas e relevantes para o progresso de uma construção. Tendo dados confiáveis e precisos em mãos, fica mais fácil diminuir as chances de erros e falhas. Isso é fundamental para a construção civil, pois nenhum erro é tolerado nessa área.

Com um gerenciamento de obras eficiente, é possível desenvolver relatórios detalhados sobre cada etapa do projeto. Assim, as decisões são baseadas em dados que podem realmente beneficiar o projeto.

Lidar com imprevistos 

Uma construção é um projeto que está suscetível aos imprevistos, principalmente quando é algo em grandes proporções. Porém, um bom gerenciamento de obras pode auxiliar na hora de lidar com vários problemas que podem surgir. 

Ao final da leitura deste artigo, você descobriu o que é gerenciamento de obras e qual é a importância do gerenciamento de obras para a construção civil. Agora, se você quiser aprender mais sobre como gerenciar uma construção de forma adequada, invista em um curso de gestão de obras!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você