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Saiba quais são os 6 processos de gestão de pessoas e a importância de cada um

Saiba quais são os 6 processos de gestão de pessoas e a importância de cada um
Fala! Universidades2
mar. 4 - 8 min de leitura
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Com o passar dos anos, as pessoas deixaram de ser vistas somente como força geradora de lucro. Hoje, elas constituem um dos elementos mais importantes e inteligentes dentro de uma empresa. Por isso, conhecer e implementar processos de gestão de pessoas é um significativo passo para o sucesso da companhia.

Com a percepção de que as pessoas são um grande diferencial competitivo, construir equipes mais competentes e motivadas tornou-se o foco de muitas organizações. Nesse sentido, a conscientização da necessidade de uma gestão estratégica de pessoas aumentou e, consequentemente, os colaboradores são vistos como parceiros no alcance dos objetivos organizacionais. 

Neste artigo, nós vamos explicar melhor o que é a gestão de pessoas e quais são seus objetivos, além de falar sobre os 6 processos envolvidos no gerenciamento dos colaboradores. Confira!

A importância dos processos de gestão de pessoas nas organizações. | Foto: Freepik/lookstudio.

O que é gestão de pessoas? 

A gestão de pessoas está ligada a diversas práticas a serem aplicadas em uma empresa para o seu pleno funcionamento. Ela é a área responsável por administrar o capital humano das empresas, garantindo seu desenvolvimento pessoal e profissional.

As ações da gestão de pessoas envolvem técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com a organização, isto é, os processos precisam estar alinhados de acordo com o planejamento estratégico da empresa.

Dessa forma, é possível destacar alguns objetivos da gestão de pessoas. São eles:

  • Apoiar a organização no alcance de suas metas com ações estratégicas alinhadas com os objetivos do setor de Recursos Humanos;

  • Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de alto desempenho;

  • Garantir que a organização conte com colaboradores talentosos, qualificados e engajados;

  • Criar uma relação positiva e de confiança entre a gerência e os funcionários;

  • Incentivar a aplicação de uma abordagem totalmente ética nos processos de gestão de pessoas.

Quais são os seis processos de gestão de pessoas? 

A gestão de pessoas em uma organização é composta por um conjunto de processos dinâmicos e interativos que planejam, organizam, controlam e dirigem o trabalho e a atuação das pessoas.

Segundo Idalberto Chiavenato, os seis processos podem ser resumidos em: agregar, integrar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar os resultados das pessoas dentro de uma organização. Todos esses processos estão relacionados entre si e se influenciam mutuamente. Dessa forma, cada um tende a favorecer ou prejudicar os demais quando utilizado de uma boa ou má maneira.

Processo de agregar pessoas

Agregar é fazer com que os novos profissionais façam parte da empresa, contribuindo com suas competências, para que as tarefas diárias sejam executadas com excelência. Esse processo, também conhecido como processo de provisão ou suprimentos de pessoas, envolve práticas de recrutamento e seleção com estratégias inteligentes para achar profissionais que somem ao funcionamento da empresa.

Nesse sentido, o processo de agregar pessoas é uma busca por parte da empresa para encontrar pessoas capazes de atender as necessidades da organização e contribuir para o sucesso organizacional. Os objetivos precisam estar ajustados para que a empresa e seus colaboradores falem a mesma língua e caminhem em direção ao mesmo objetivo.

Processo de aplicar pessoas

Depois de contratar um novo profissional, é crucial integrá-lo à cultura da empresa e à sua nova equipe de trabalho. Nesse momento, o processo de aplicar e integrar pessoas entra em ação.

Aqui são analisados e aplicados os meios para desenhar as atividades que um profissional desempenhará na organização, além de orientar e acompanhar o desenvolvimento do mesmo na execução de suas tarefas.

Pense no exemplo de um time de futebol. Nessa equipe, todos conhecem suas funções e entendem que dependem uns dos outros para alcançar o resultado desejado, que nesse caso é o gol.

Esse mesmo cenário se repete dentro das organizações. Quando se integra um funcionário, sua intenção é fazer com que ele se sinta parte do time, entenda seu papel e comece a entregar resultados de qualidade.

Uma gestão estratégica de pessoas motiva os funcionários. | Foto: Freepik/rawpixel.com.

Processo de recompensar pessoas 

As organizações precisam se empenhar em oferecer boas remunerações para motivar os trabalhadores a continuarem motivados e se manterem em seus postos de trabalho. Dessa forma, é necessário ir além do estabelecimento de metas desafiadoras e cobranças de resultados contínuos, é preciso que os trabalhadores sejam reconhecidos e recompensados por suas conquistas. 

Quando um profissional sente que está sendo recompensado de acordo com os seus resultados, ele se empenha mais na realização de cada tarefa, aumentando sua produtividade e seu comprometimento e, consequentemente, gerando bons resultados para a empresa. 

É importante levar algumas coisas em consideração para criar boas recompensas:

  • Estabeleça recompensas de acordo com a complexidade de cada tarefa e com a saúde financeira da empresa;

  • Concilie recompensas financeiras e não-financeiras, prestígio e dinheiro devem caminhar juntos;

  • Defina estímulos que sejam realmente desejados pelos funcionários.

Processo de desenvolver pessoas 

O processo de desenvolver é um meio de capacitar e aperfeiçoar o desenvolvimento pessoal e profissional. Ele se refere à necessidade de manter todos os colaboradores treinados a fim de alcançar resultados cada vez maiores e bater continuamente as metas estabelecidas pela empresa.

Na gestão de pessoas, o propósito é cuidar da equipe como um todo, mas também de cada profissional como um indivíduo. As metas de uma organização são constantemente renovadas e a sua equipe precisa estar apta e desenvolvida para lidar com os novos desafios. É importante lembrar que a escolha da melhor forma de capacitação pode variar de acordo com cada organização. 

Um bom treinamento deve ser iniciado com uma avaliação de desempenho dos funcionários para identificar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de cada um. Depois de ter os resultados, é possível escolher o treinamento adequado e a forma como ele será aplicado. 

Processo de manter pessoas 

Quando a evasão de funcionários é elevada, a empresa é prejudicada de diversas formas. Por isso, é indispensável que uma empresa saiba não somente contratar, mas também reter seus colaboradores, mantendo-os felizes e fiéis à marca. 

Dentro desse processo, a intenção é motivar frequentemente os funcionários com condições ambientais e psicológicas satisfatórias. Isso inclui relações com empregados, higiene, segurança, bem-estar no ambiente de trabalho e qualidade de vida do trabalhador.

Nesse sentido, alguns pontos devem ser considerados:

  • Crie um ambiente de trabalho agradável e produtivo;

  • Estimule o diálogo e o relacionamento entre líderes e seus liderados;

  • Ofereça feedbacks continuamente para que seja possível aperfeiçoar o que estiver errado;

  • Estabeleça um plano de carreira para cada funcionário;

  • Invista em benefícios complementares como motivação extra.

Processo de monitorar pessoas 

O último processo envolve o monitoramento e acompanhamento dos resultados que estão sendo atingidos pelo setor de RH e os funcionários. Para isso, o mais indicado é estabelecer alguns indicadores de desempenho que funcionam como um termômetro interno, indicando o nível de excelência do trabalho que está sendo realizado.  

Alguns dos indicadores mais utilizados são: taxa de turnover, nível de satisfação e fidelidade dos funcionários, retorno sobre investimentos, nível de satisfação dos clientes, entre outros. Quando os indicadores são acompanhados de forma contínua, é possível tomar decisões de forma mais ágil e assertiva, otimizando o tempo e melhorando os resultados da empresa.

Portanto, os seis processos de gestão de pessoas são indispensáveis para as organizações. Com a aplicação deles, é possível arquitetar um negócio próspero, sólido e competitivo no mercado. Para te ajudar nesse desafio. A InterEdTech conecta universidades tradicionais a soluções digitais, partindo de recursos acadêmicos, tecnológicos e de marketing digital, integrados em um ecossistema de plataformas.

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