Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sempre existe um jeito!

Sempre existe um jeito!
Grace Tomal
ago. 28 - 2 min de leitura
010

Podemos aprender muito quando prestamos atenção ao nosso redor, nos detalhes do dia a dia...Essa semana eu aprendi com um Bonsai!

Temos diversas plantas no lugar onde trabalho, acabo aprendendo um pouco sobre cada uma, mas o bonsai, eu não estava conseguindo cuidar de forma adequada, achei que ele precisava ficar do lado de fora então o coloquei no mesmo jardinzinho onde cultivo orquídeas e ele gostou, mas o frio intenso veio e mesmo trazendo ele de volta para dentro, o bonsai não resistiu, as folhas secaram. O conselho de algumas pessoas foi, jogue fora, ele não tem mais jeito.

Quantas vezes nós olhamos para uma situação ou dificuldade de nossas crianças e dizemos o mesmo: "não tem mais jeito". Mas sempre é possível mudar, as vezes a mudança está neles, outras, ela esta em nós e precisamos escolher esta mudança.

Um novo olhar, uma nova perspectiva, uma nova chance.
Eu gosto bastante de algumas ideias da PNL: Reprograme! Pense diferente! Acredite! Resumindo, mudar uma coisa pode mudar tudo, procure compreender qual pode ser o detalhe que falta mudar, e escolha mudar!

Coloquei o bonsai triste e com as folhas secas, de volta no jardinzinho e, para minha surpresa, na semana seguinte, folhas novas haviam surgido. Que bom que não desisti dele!

Digo o mesmo para você, professor, não desista daquele aluno que parece "não ter jeito", ele pode te surpreender de várias formas, quem sabe na sua turma esta um novo Einstein , que só precisa ser conduzido ao ambiente propício para florescer.

Deixo uma dica de filme que nos faz refletir sobre isso: Como estrelas na terra. Um maravilhoso filme indiano sobre uma criança com dislexia e seu professor que não desistiu!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você