Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Seu ingresso em uma universidade internacional.

Seu ingresso em uma universidade internacional.
Dra Lara Crivelaro
out. 1 - 9 min de leitura
000

Você está buscando conquistar uma vaga em uma Universidade fora do Brasil? Sem dúvida esse é um grande desafio para a maioria dos estudantes, uma vez que no Brasil o nosso modelo de acesso ao ensino superior é bastante diferente do modelo utilizado lá fora. Preparamos uma breve orientação sobre as principais etapas que precisam ser pensadas e definidas nesse processo desafiador, porém não impossível. Vamos lá?

  1. Defina um orçamento definitivo 

Como você sabe, estudar no exterior realmente muda vidas e fortalece, mas não é algo barato. Você teria que definir um orçamento definitivo para, pelo menos, 3 anos a partir do início do primeiro ano acadêmico. Você deve incluir as taxas de ensino, custo de vida, viagens e equilíbrio financeiro exigido para os pedidos de visto. Com nossa experiência em orientar dezenas de alunos nos últimos anos, sugerimos reservar cerca de US $20 mil a 30 mil por dois anos. Dito isso, países como os EUA e o Canadá têm diferentes gamas de Universidades que atendem a orçamentos variados. Quanto mais alta for a classificação dos cursos / universidades que você escolher, mais altos serão as propinas e o custo de vida. Portanto, determine seu orçamento para a educação no exterior.

Pontos-chave a serem lembrados: 

  1. Você pode optar por empréstimos estudantis, no entanto, esteja muito ciente do compromisso para o resto de sua carreira. Além disso, os empréstimos para educação não cobrirão todo o custo de vida e viagens

  2. Os empregos de meio período salvam você, pois podem lhe dar uma renda sólida para fazer frente às suas despesas do dia-a-dia. Informamos que muitos países têm regras e regulamentos rígidos e um limite máximo de horas de trabalho por semana. Portanto, esteja ciente e planeje de acordo.

2. Qual curso fazer?

Determinar o curso é a etapa mais importante para estudar no exterior, porque isso desempenha um papel crucial em como você vai construir o trampolim para sua jornada profissional. Embora existam alunos determinados e focados desde adolescente no curso que ele gostaria de estudar, a maioria dos alunos do Brasil ficam confusos ou, no pior dos casos, podem nem ter uma ideia sobre o que querem fazer. 

Não recomendamos escolher um curso ao acaso e investir seu dinheiro para estudar em uma universidade estrangeira. Antes de mais nada, sugerimos que invista seu tempo e:

  1. Avalie seus interesses e desejos (escolha um curso pelo qual você seja apaixonado). Prepare uma lista de desejos

  2. Procure ex-alunos entre o círculo de amigos e familiares. Tente descobrir o melhor curso / universidade que atenda aos seus interesses.

  3. Pesquise as ofertas de cursos em universidades / países

  4. Consulte um especialista / consultor de carreira para traçar um plano de carreira para você

Este pode ser um processo exaustivo e talvez possamos ajudar aqui com o Programa de Aconselhamento da Efígie. Um conselheiro educacional pode guiá-lo através de todo o processo e procedimento para realizar o seu sonho de estudar no exterior.    

3. Escolha do País: fatores a serem considerados

  1. Você espera trabalhar meio período durante seus estudos? Verifique as políticas, salário mínimo por hora e horas máximas de trabalho permitidas

  2. Faça um passeio pela vida social, demografia, cultura e história do país em direção aos estudantes internacionais.

  3. Esteja atento a vistos, empregos e outras políticas de pós-graduação

  4. Faça um gráfico dos prós e contras das 2 ou 3 principais escolhas que você restringiu

4. Escolha da Universidade: fatores a serem considerados

  1. Compare o currículo entre as universidades - escolha aquela que tenha diversas oportunidades, atividades e objetivos acadêmicos comuns aos seus interesses

  2. Considere a infra-estrutura, instalações, acomodação, taxas e outros fatores

  3. Pré-requisitos como pontuação de teste, histórico educacional e política de aprovação são pontos importantes para alinhar sua escolha

  4. Se você está esperando bolsa de estudos por mérito, escolha as universidades de acordo com seu perfil, desde que já tenha passado nos critérios de pontuação dos testes exigidos.

Esta é a etapa mais difícil do procedimento, pois você tem uma infinidade de cursos e centenas, senão milhares de universidades para escolher. É aqui que a ajuda de um especialista é muito necessária. Com anos de experiência em ajudar os alunos a escolher o curso certo, os conselheiros do Efígie podem ajudá-lo a traçar os prós e os contras dos cursos e isso pode levar muito tempo para você descobrir sozinho nos sites, fóruns e blogs da universidade . 

Dito isso, escolha sempre um punhado de opções, no mínimo 3, porque você nunca saberá qual delas você passará. 

5. Prepare-se para os testes de admissão 

É aqui que as coisas ficam um pouco sérias, para obter as notas exigidas. Cada universidade tem um conjunto predefinido de pré-requisitos e o mais importante de tudo é obter boas notas nos testes de proficiência como IELTS, TOEFL, etc necessários para garantir que você seja proficiente no inglês língua. 

Apesar de o formato ser diferente em todos esses testes, o ponto crucial é avaliar cada uma das quatro habilidades. A maioria dos testes envolve ouvir palestrantes com sotaques diferentes, escrever uma dúzia de ensaios / cartas, responder MCQs, habilidades de compreensão, articulação na fala, etc., 

Uma das maneiras mais fáceis de superar esse teste é estudar, praticar, repetir, acertar, tentar novamente e ter sucesso. Quanto mais você pratica, mais conhecimento da gramática e do vocabulário do inglês.  

6. Faça sua inscrição

Agora que você escolheu o país e algumas universidades, prepare sua inscrição, ou aplicação, como é chamado. As três coisas que mais importam para as melhores universidades são notas, testes de idioma e um ensaio de motivação bem elaborado. Assim que você tiver esses pré-requisitos configurados e prontos, é hora de se inscrever em pelo menos algumas das universidades selecionadas. 

Recomendamos que você se inscreva em pelo menos 3 ou 4 universidades, pois pode não saber qual delas será aceito. Cada universidade tem seu procedimento e lista de documentos que devem ser anexados junto com o processo de inscrição.   

Documentos gerais: 

  1. Histórico escolar

  2. Certificados de conclusão de curso

  3. Passaporte

  4. Resultados do teste de graduação, etc.,

A seguir está um conjunto único de documentos que o colocarão à frente da competição, ou de outros candidatos. Reserve muito tempo preparando cada um deles. Reveja mais de duas vezes e peça a seus amigos ou professores para lerem e obterem seus comentários.

Documentos únicos:

  1. Transcrições acadêmicas (GPA)

  2. Declaração de propósito

  3. Carta de recomendação

  4. Descrição de suas atividades extracurriculares

Para obter todos os documentos corretos, você precisará de muito trabalho, dedicação e paciência. Nós realmente recomendamos que você entre em contato com alguém que tenha feito tudo isso e que teve sucesso ou com um especialistas para obter orientação. Existe outra maneira simples, os especialistas do Programa de Aconselhamento da Efígie têm ajudado dezenas de alunos todos os anos com relação a documentos, cartas, etc., 

7. Inscreva-se para bolsa de estudos e auxílio financeiro (se aplicável)

Se você está com orçamento curto e ótimas notas e reconhecimentos acadêmicos, há grandes chances de conseguir bolsas de estudo em qualquer universidade. Existem mais de uma dúzia de critérios para um aluno ser elegível para se candidatar a uma bolsa de estudos universitária. Além disso, esses critérios variam de universidade para universidade. 

Dito isso, se você acha que merece a bolsa de mérito, não há mal nenhum em candidatar-se a ela. Além disso, você também pode solicitar ajuda financeira - que você terá que pagar no futuro - e bolsas de acordo com seu orçamento e elegibilidade. 

8. Receba sua aceitação

Depois de mais de 6 meses ou mais de trabalho árduo para determinar o curso, passar no teste, se inscrever nas universidades, você pode recuar e relaxar, pois estará esperando respostas das universidades para as quais se inscreveu. Viva! Esta é a hora das recompensas. Uma ou mais universidades para as quais você se inscreveu responderam positivamente à sua nomeação. Escolha aquele que mais gosta - aquele que lhe dá grande confiança no futuro. 

Envie uma confirmação e agradecimento à universidade e apresente quaisquer documentos adicionais, se solicitado. Parabéns, oficialmente, você agora é um estudante internacional.

O Programa de Aconselhamento da Efígie tem consultores bem experientes que podem ajudá-lo a escolher o programa adequado para o seu conjunto de habilidades. Nossos especialistas fornecerão a você uma lista de verificação de documentos para universidade, assistência para solicitação de visto e até candidatura a bolsas de estudo. Entre em contato conosco e um dos especialistas será o seu braço direito do início ao fim do seu processo de mudança para estudar no exterior.

Profa. Dra. Lara Andréa Crivelaro

Diretora Efígie Educacional

Contato@efigie.com.br

www.efigie.com.br


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você