Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sistema de avaliação

Sistema de avaliação
Andreza Nalini
abr. 11 - 2 min de leitura
010

 

Eu acredito que o método de avaliação, a tradicional "semana de prova" já esteja um pouco ultrapassada. Mas por que? Vamos lá!

Acho que a criança, com esse sistema de avaliação que vale nota, acaba mais decorando a matéria do que realmente mostrando o que sabe. Não em todos os casos, claro, e nem estou dizendo que ela não saiba o que aprendeu em sala de aula, só que a famosa semana de prova acaba criando uma pressão na criança, que quer e precisa atingir a nota exigida.

Essas semanas de provas, que geralmente é assim que funciona, durante o bimestre tem aquela semana inteira de prova, acabam sendo cansativas. E esse método já vem de outras gerações. Só que com as gerações passadas isso funcionava melhor, pois hoje as crianças tem diversas outras atividades, as mães trabalham fora, muitas vezes não podendo acompanhar as tarefas de casa, os estudos. A vida hoje está muito corrida e as crianças acabam ficando mais estressadas, por isso citei que essa semana de prova acaba sendo cansativa.

Não acredito que o melhor método de avaliar se o aluno está aprendendo, rendendo bem seja essa semana de prova valendo nota. Acredito muito mais em um método onde os alunos são avaliados pelas tarefas, trabalhos, participação em sala de aula ou mesmo aplicar uma avaliação surpresa, sem que o aluno se sinta pressionado para alcançar aquela nota exigida. E assim, fazendo uma avaliação, como se fosse uma tarefa, os professores com certeza avaliariam melhor o desempenho do aluno, pois é mais fácil detectar onde o aluno está com dificuldade.

Sabemos que estudar em casa também é importante, até para reforçar o que foi ensinado em sala de aula, mas não acredito que "decorar" uma matéria por exemplo, porque vai cair na prova, seja o mesmo que saber de fato aquele conteúdo.

Acredito em aulas práticas também, aulas lúdicas... as crianças gostam e aprendem bem dessa forma.

A escola perfeita não existe, mas acredito que mudanças são necessárias. A criança tem que ter prazer de ir pra escola, de estudar. A escola tem que ser e ter um ambiente agradável.

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você