Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Transformação digital e o "novo normal"

Transformação digital e o "novo normal"
InterEDTech Tecnologias Educacionais
ago. 21 - 4 min de leitura
000

O "novo normal" imposto pela pandemia acelera a transformação digital. As potencialidades do ambiente on-line estão sendo mais exploradas durante a crise do novo coronavírus. Com isso, é reforçada a ideia de darwinismo social e as mudanças do mundo pós-pandemia.

Uma série de paradigmas estão sendo alterados e repensados para que a sociedade se adapte ao cenário pandêmico atual, onde são necessárias as medidas de isolamento. Assim, está se configurando um "novo normal", isto é, uma realidade diferente da qual todos estavam acostumados, principalmente por meio da intensificação dos processos de transformação digital.

Contudo, apesar dessas mudanças acontecerem em razão da crise do coronavírus, muitas delas não serão momentâneas e persistirão mesmo no pós-pandemia. A principal tendência que se tornará permanente daqui em diante é a intensificação da digitalização das atividades e das relações tanto pessoais quanto profissionais.

O home office, por exemplo, é uma mudança estrutural pela qual as empresas tiveram que passar para evitar a disseminação da Covid-19. Todavia, o trabalho remoto será, certamente, uma característica do "novo normal", devido à economia de recursos financeiros que proporciona.

Nesse sentido, é reforçado o darwinismo digital durante e após a crise do coronavírus. Esse fenômeno consiste na seleção daqueles que conseguem se adaptar mais rapidamente aos processos de digitalização do mundo. A transformação digital já ocorre há alguns anos, porém cresce exponencialmente na pandemia. Esse aumento deve continuar no "novo normal".

O mercado pós-pandemia priorizará a transferência de todas as atividades para o ciberespaço, a fim de reduzir custos. Por isso, é preciso não só acompanhar a evolução dos processos de transformação digital, mas também se adaptar às novas tecnologias para que você, somente então, consiga se encaixar no mercado.

Outro ponto responsável por caracterizar o "novo normal" é o caráter extraordinário da crise do coronavírus, um evento complexo com consequências incertas. No entanto,pode-se afirmar que a pandemia, da mesma forma que as crises que aconteceram nos períodos anteriores, é uma catalisadora de mudanças, visto que alguns sistemas vigentes, em algum momento da história, entraram em decadência.

Por outro lado, ao mesmo tempo, novas formas de organização começam a aparecer. Logo, oportunidades também surgem à medida em que cada indivíduo se adapta à uma realidade que não está acostumado e que muda, continuamente, de forma acelerada.

Porém, isso não quer dizer que as crises não tenham impactos negativos sobre a população, principalmente do ponto de vista econômico. Mas sim que elas afetam cada pessoa de maneira distinta, de acordo com uma série variáveis como idade, área de atuação e, em especial, sua capacidade de adaptação.

Dessa forma, em períodos de crises sem precedentes como este, encontrar oportunidades e soluções é desafiador. Entretanto, não é inviável, desde que as transformações sejam, rapidamente, aceitas e absorvidas. Isto é, o potencial de adaptabilidade do indivíduo é fundamental para que se encontre alternativas durante as crises, a fim de mitigar as dificuldades e potencializar as oportunidades.

Por conta disso, a pandemia impõe aos indivíduos a necessidade do desenvolvimento de novas técnicas para que ocorra a manutenção de sua sobrevivência econômica. Atualmente, estar presente no ambiente digital e dominar tecnologias é essencial devido às medidas de isolamento.

Além disso, crises como a do coronavírus são capazes de evidenciar gastos desnecessários e o desperdício de recursos, pois são procuradas alternativas para a redução das despesas e aumento dos lucros.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você