Nunca foi tão necessário abordar esse tema com nossos alunos. Ainda mais nesse período turbulento pelo qual estamos passando desde 2020. A pandemia e o isolamento social trouxeram à baila muitas questões ligadas ao nosso emocional e como lidamos com tudo o que nos ocorre.
Saber gerenciar bem as emoções foi e está sendo privilégio para poucos.
Pensando nisso, na metade do ano passado desenvolvi um projeto com um aluno do reforço escolar: com Base no livro Dicionário Ilustrado de Sentimentos da autora Fernanda Salgueiro - com Ilustração de André Mendes - trabalhei com esse aluno: Enzo Guilherme.
A partir da leitura do livro, as atividades se dividiram em interpretação de texto, contextualização e transcendência para outras áreas do conhecimento, além de muita conversa, isso ajudou muito no enriquecimento do vocabulário e incentivo à leitura. Como o projeto foi tomando corpo, fiz a proposta dele produzir o próprio Dicionário de Sentimentos, com experiências reais e concretas, ou seja, situações vividas por ele, visando fazer com que Enzo entendesse os próprios sentimentos e, de alguma forma, pudesse lidar com eles e gerenciá-los. Mas não paramos por aí, Enzo tbm fez as próprias ilustrações dos sentimentos representados por cada letra do Alfabeto.
Foi uma experiência incrível!
Ele ainda recebeu áudios da própria autora o parabemizando pelo lindo trabalho! Agora o desafio é reproduzir o livro do Enzo para que ele possa presentear as pessoas que mais ama!