[ editar artigo]

O Tripé da Liderança

O Tripé da Liderança

Muitas pessoas me questionam quais vantagens se podem obter ao aprimorar as próprias competências como líder, ou ainda, o porquê desenvolvê-las.

Não seria melhor estudar técnicas de gestão para aumento da produtividade?!

Respondo que a liderança é muito mais do que aumento de produtividade, gerência do tempo ou oratória...

Costumo dizer que as vantagens obtidas são consequências da liderança e não um fim em si mesmas.

A verdadeira liderança é um ESTILO de vida, uma POSTURA. E o ‘SER LÍDER’ costuma trazer, paralelamente, muitos benefícios profissionais e pessoais também.

Promoções na carreira trazem aumentos salariais. E mais do que isso!! Promoções trazem confiança, sentimento de bem estar, de realização e de satisfação pessoal!

Ao se portar como líder, tudo isso vem como consequência.

Muito se fala de liderança... Mas você já reparou que não existe um único curso ou programa sobre esse tema ao menos semelhante com outro?

Se o tema é o mesmo porque, então, tantas diferenças nos vários cursos existentes?

Faça uma pesquisa rápida nos programas de alguns cursos e veja como são completamente distintos.

E é fácil a pessoa que deseja se aprimorar nesta arte de aprender a influenciar, gerir e conduzir pessoas ficar em dúvida do que fazer...

Alguns cursos são apenas palestras, as vezes até com pessoas muito conhecidas e gabaritadas mas, infelizmente, não possuem qualquer aplicabilidade prática.

Outros focam muito em ferramentas de gestão e, por isso mesmo, não deveriam ser vendidos como cursos para líderes. Poderiam ser vendidos como excelentes cursos ... para gestores.

Alguns outros falam muito em inteligência emocional... E inteligência emocional é importante ao líder mas não é a única coisa.

É importante, antes, definir e diferenciar conceitos de inteligência emocional e gestão de emoções...

O que um programa de liderança precisa ter?

Qual é o tripé do treinamento de Liderança ? O que ele deve focar?

Depois de 35 anos trabalhando com outros líderes e gerenciando processos, gerindo projetos, administrando recursos, comandando instituições e liderando pessoas, eu verifiquei que a liderança só floresce quando construída com foco em um tripé sólido e estável.

Vou contar para você, agora, o que aprendi e aplico: a metodologia do líder, com o qual ele deve ter contato para um aprendizado significativo, deve ser edificada na MENTE, na VONTADE e no CORAÇÃO.

As bases da liderança devem iniciar pela MENTE. Ou seja, o futuro líder precisa conhecer o que é LIDERANÇA e o que vem a ser o real significado do ‘SER LÍDER’.

A partir da compreensão das bases da LIDERANÇA e do que ela representa, pode-se, então, crescer na VONTADE de liderar para objetivos grandiosos.

E, a partir dessa vontade, se busca o conhecimento e a prática do SER LÍDER, crescendo no auto desenvolvimento.

Mas é quando essa vontade atinge o CORAÇÃO que se passa a internalizar a LIDERANÇA: a prática torna-se simples, enquanto o líder permanece trabalhando no seu Plano de Ação ou Plano de Vida.

Faz sentido para você?

Conheça, se transforme e transforme !

Virtus In Arduis

Clube de Negociadores

Educação do Futuro
Marcelo Bessa
Marcelo Bessa Seguir

Experiência em liderança na FAB e em instituições de ensino, educação a distância e governança ativa. Líder de equipes e tripulações, gerente de projetos e gestor de recursos humanos e administrativos. É piloto, engenheiro e mestre (CID, Washington).

Ler conteúdo completo
Indicados para você