[ editar artigo]

Aprender programação aprimora habilidades matemáticas

Aprender programação aprimora habilidades matemáticas

É inegável o fato que aprender programação traz muitos benefícios, tais como o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, a habilidade de buscar soluções para um problema, o entendimento da causa e efeito e capacidade de planejamento. Esses são apenas alguns dos benefícios indiretos que são promovidos à medida em que se aprende programação.


Vale reconhecer, no entanto, que a principal aprendizagem que acompanha o conhecimento das linguagens de programação é a matemática. Computadores usam dados binários compostos somente pelos dígitos 0 e 1. Os componentes eletrônicos usados para construir computadores só reconhecem dois estados diferentes, um que é representado pelo 1 e outro que é representado pelo 0.

 

Enquanto se aprende programação, vai-se percebendo a necessidade de dominar conceitos matemáticos cada vez mais complexos. É necessário entender operações matemáticas simples como adição, subtração, multiplicação, divisão e módulo, que é o resto da operação da divisão. Operações com decimais e com arredondamento podem ser úteis também. Finalmente, é importante entender formatos básicos de numeração, inclusive os números decimais, binários, hexadecimais e os octais. O hexadecimal, outro sistema numérico usado com frequência por computadores, tem seis dígitos a mais que nosso sistema numérico padrão que vai de 0 a 9. Isso é visualizado usando as letras de A-F para representar os dígitos maiores que 9.

Programar exige habilidades sólidas em matemática como criptografia que é a ciência matemática baseada no uso de números primos. O ensino da criptografia é como resolver um quebra-cabeças, mas depende de um código.

 

Não é necessário saber matemática para escrever seus primeiros programas, mas quando se tenta mostrar por que seu programa é a melhor opção é necessário conhecimento de matemática para defender o seu ponto de vista.

 

Concluindo, a matemática é programação e vice-versa. Para as crianças aprenderem a programar, elas têm que conhecer e entender os básicos da matemática. Desenvolver solução de problemas de programação exercita os mesmos músculos mentais que são usados em um problema de geometria ou estatística. Vale a pena desenvolver essa maneira de colocar a matemática em prática e ficar muito à vontade com os números para realizar projetos dos mais variados!

 

Coding | Programação

Educação do Futuro
Robo Garden
Robo Garden Seguir

Olá, sou o Robô da RoboGarden! Aqui na Comunidade Educação do Futuro irei compartilhar dicas sobre o ensino de Programação e como ela pode auxiliar em aprendizados de Lógica, Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática e muito mais!

Ler conteúdo completo
Indicados para você