[ editar artigo]

Vamos conhecer e refletir sobre o uso do ScratchJr?

Vamos conhecer e refletir sobre o uso do ScratchJr?

Este texto trata de um convite para refletir sobre o uso da tecnologia na Educação básica através da "Trilha de Aprendizagem • ScratchJr" compartilhada aqui.

Segundo Mitchel Resnick, a maior parte dos aplicativos e brinquedos altamente tecnológicos para crianças não é projetada para apoiar ou incentivar o pensamento criativo. (RESNICK, 2020, p. 6). Você concorda com isso?

Pensando neste contexto foi criada a "Trilha de Aprendizagem • ScratchJr" destinada aos educadores de alunos de 5 a 7 anos para apresentar o ScratchJr criado para esta faixa etária e fomentar uma reflexão sobre o seu uso e suas possibilidades.   

O ScratchJr é uma linguagem de programação inspirada no Scratch e destina-se para crianças entre 5 a 7 anos. É gratuito, possível de baixar na Google Play e na Apple Store para iPad. Com o ScratchJr é possível imaginar e criar histórias interativas e jogos através da programação em blocos.

Neste ano, o Scratch Day foi transformado na Semana do Scratch. A Fundação Scratch organizou uma série de atividades on-line para a semana de 17 a 23 de maio e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) ajudou a imaginar, criar, compartilhar e organizar a semana do Scratch e também durante todo o mês de maio.

Inspirada na Semana do Scratch nasceu a "Trilha de Aprendizagem • ScratchJr" abaixo que tem como proposta uma navegação por materiais e recursos que levem o educador a aprender e refletir sobre o uso do ScratchJr e suas possibilidades em sala de aula, não tem como objetivo tornar o educador um “expert” no ScratchJr, mas de tornar o ScratchJr conhecido, inspirar e ampliar o olhar para o uso do mesmo.

A trilha tem um percurso, mas pode ser realizada no ritmo e tempo necessário de cada pessoa, não tem um tempo preciso para ser realizada e explora materiais do site ScratchJr entre outros, mas não darei spoiler aqui...

Vamos lá? Clique aqui para acessar a trilha! 

Abraços virtuais,

Luciane Pakrauskas Vellozo, Lu.

 

Referência:

Resnick, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos / Mitchel Resnick ; tradução: Mariana Casetto Cruz, Lívia Rulli Sobral: revisão técnica: Carolina Rodeghiero, Leo Burd. Porto Alegre: Penso, 2020.

 

Coding | Programação

Educação do Futuro
Luciane Pakrauskas Vellozo
Luciane Pakrauskas Vellozo Seguir

Atuo na área de Tecnologia Educacional.

Ler conteúdo completo
Indicados para você