[ editar artigo]

MUDANÇA DE HÁBITOS FINANCEIROS Você já parou para pensar em quais são seus hábitos financeiros ?

MUDANÇA DE HÁBITOS FINANCEIROS

Você já parou para pensar em quais são seus hábitos financeiros ?

Ao longo da vida formamos crenças ou convicções com base em nossas experiências, nosso comportamento e as informações que recebemos do meio em que vivemos,  assim adquirimos hábitos que nos levam ao resultado que temos hoje.

Quer mudar os seus resultados? MUDE SEUS HÁBITOS ?

Normalmente, são duas circunstâncias que nos levam a repensar sobre nossas vidas. Uma é quando acontece uma descarga emocional muito grande por ruptura de modelo, por exemplo, uma perda de emprego inesperada, a morte de um ente querido ou um susto com sua saúde que faz com que você lembre que a vida é finita; nessas situações você promete para você mesmo mudar de hábitos, passa a poupar e construir um fundo de emergência para evitar ficar sem dinheiro se perder o emprego, promete aproveitar mais a companhia das pessoas que gosta e promete cuidar melhor da sua saúde, se exercitando e mudando hábitos alimentares. Outra forma, é através de esforço repetitivo constante, exige disciplina e persistência para substituir um hábito por outro com consciência de que a mudança é necessária para melhores resultados esperados, e assim a cada momento de decisão, o novo hábito é posto em prática. Por exemplo, quando você recebe o salário em sua conta e tem que decidir se vai poupar ou não, lembrando que a POUPANÇA SEMPRE VEM PRIMEIRO, depois o consumo.

Que tal tentar criar o hábito financeiro saudável de gerar RENDA PASSIVA?

Agora que você já identificou de onde vem seu dinheiro ( artigo "ANO NOVO, VIDA NOVA"), tente adotar esse novo HÁBITO FINANCEIRO,  transformador e  poderoso !!!

Na sua planilha de RECEITAS, quando você for lançar os valores todos os meses em seu orçamento,  diferencie RENDA ATIVA de RENDA PASSIVA, da seguinte maneira:

RENDA ATIVA : Venda do seu tempo por dinheiro ! Experimente calcular quanto você ganha por hora trabalhada, se você é funcionário, calcule pegando sua receita líquida anual ( menos encargos e impostos, é o quanto entra em sua conta de salário ), somando férias e 13o salário e DÍVIDA pela carga horária trabalhada. Experimente fazer essa conta e reflita sobre como é possível ganhar mais dinheiro por hora trabalhada. Para ficar verdadeiramente RICO, ter qualidade de vida e ter TEMPO para você e sua família, você vai perceber que precisa começar a pensar já em construir RENDA PASSIVA, pois todos nós só temos 24 horas por dia e não dá para querer ganhar mais dinheiro simplesmente trabalhando mais horas… Eu já tentei desse jeito, quebrei a cara e aprendi a utilizar melhor e de forma mais inteligente meu tempo para ganhar dinheiro de uma maneira que eu NÃO PRECISO mais vender meu precioso tempo por dinheiro, e isso chamo de LIBERDADE !

RENDA PASSIVA: Aqui começa a inteligência financeira! Renda passiva é derivada de seus INVESTIMENTOS, que tem base na sua sua POUPANÇA. Quando você investe dinheiro no mercado financeiro você experimenta a maravilha do juro composto, se investir em ações recebe dividendos e juros sobre capital próprio, quando investe em imóveis recebe aluguel, se for sócio de um negócio tem sua parcela nos lucros, se escrever um livro ou gravar um disco ( esse é do passado ) ou vender suas músicas no Spotify recebe copyright, se inventar uma nova tecnologia recebe royalties ou seja, toda aquela renda que não depende da venda de seu TEMPO por dinheiro é classificada como renda passiva. Essa precisa ser construída, quanto mais conhecimento você adquire sobre investimentos em ATIVOS, melhor você direciona seu dinheiro para que ele trabalhe para você.

 

E então, agora que você sabe disso, o que vai fazer a respeito? 

Que tal criar o hábito saudável de poupar e investir constantemente para gerar RENDA PASSIVA!!! Cuide bem do seu TEMPO, ele não volta mais e coloque o seu dinheiro para trabalhar para você , não é a toa que Albert Einstein disse que o juro composto é a 8a. maravilha do mundo !

 

Até o próximo capítulo ...

Estamos juntos criando o SEU estilo de vida vencedor, 

um abraço

Dado Guimarães

Educação Financeira

Educação do Futuro
Dado Guimarães
Dado Guimarães Seguir

Founder & Chief Academic Officer Da InterEDTech

Ler conteúdo completo
Indicados para você