[ editar artigo]

POR QUÊ FAZER O FÁCIL É TÃO DIFÍCIL ??

POR QUÊ FAZER O FÁCIL É TÃO DIFÍCIL ??

 

 

Recentemente li um artigo do T.Harv.Eker ( "O Segredo da Mente Milionária" ) onde abordava o fato de que apenas 8% das pessoas que sonham e definem metas realmente as atingem … e que 80% das pessoas desistem de seus sonhos e metas mesmo antes de começar …

Por que isso acontece? O artigo trazia reflexões sobre nossas programações mentais, a forma como fomos criados, ensinados e como observamos o ambiente mais próximo que nos cerca, pelos exemplos e histórias que nos tocam profundamente, emocionalmente e nos deixam convicções ou crenças limitantes sobre vários assuntos: dinheiro, relacionamento, saúde, paternidade, casamento, trabalho. Quem já não ouviu dizer que o dinheiro vem do esforço, da dedicação, do trabalho incansável e se você quer ganhar mais dinheiro, trabalhe mais ! 

Será que precisa ser sempre assim? Então por que alguns ganham dinheiro com tanta "facilidade"?

Todos nós temos nossas convicções sobre vários assuntos, são formadas por informações que recebemos, filtradas por nossas experiências e emoções e que definem nosso "modus operandi" com objetivo de nos afastar da dor e aproximar do prazer, aproximar de uma zona mais segura para nós. Assim passamos a adotar esses comportamentos como hábitos e geramos resultados derivados das ações orientadas por esses hábitos .

Vou dar um exemplo, fazer um orçamento para a gestão do seu dinheiro é uma ótima ferramenta, além de ser bastante simples, você só precisa ter um plano de vida, saber um pouco de matemática básica e seguir algumas orientações técnicas de como usar essa ferramenta e TODOS, à partir de uma certa idade, teriam capacidade de montar seus orçamentos e usá-los a seu favor. Mas, talvez alguém tenha te dito que esse tipo de coisa não funciona, é uma camisa de força, só serve para olhar o passado e ver que o salário não dá para pagar as contas, instrumento de tortura …pois então, mesmo depois de ler esse artigo e estar pensando em fazer um orçamento de verdade, você desiste, pois as forças que te fazem desistir antes de começar são "reais" em sua mente. Mesmo que você nunca tenha feito ou tenha usado corretamente um orçamento.

Talvez seja sua convicção que orçamento não funciona, porque não funcionou para ninguém que você conhece, ou talvez ainda não sabe usar essa importante ferramenta sem ter tido a oportunidade de colocá-la para trabalhar a seu favor e não contra, afinal é apenas uma ferramenta … como uma faca que serve para comer um churrasco ou cortar o dedo, depende de como você a usa, e das estórias que você ouviu sobre facas.

Fundamental é que a pandemia trouxe sim algo para todos nós, sabe o que foi?  OPORTUNIDADE ! Oportunidade para repensar a vida, colocar em perspectiva o que vale a pena, quais são nossas prioridades … e muitas decisões foram tomadas: trocar o apartamento pela casa, vender o carro, aprender a cozinhar, limpar a casa, lavar roupa, se divertir em família, cortar a grama, cuidar do jardim, fazer uma horta e comprar um hamster, gato, cachorro ou um "pet"que combine com você.

Rever e questionar nossos hábitos é um exercício saudável para a mente, para tentar fazer diferente, precisamos questionar nossas crenças e trazer novas verdades para nossas vidas. Pois vocês já ouviram que ….. para mudar o mundo precisamos primeiro mudar a nós mesmos.

Então, não tenha medo de fazer diferente, de ousar… no auge da minha carreira profissional, tomei a decisão de mudar completamente de vida, ter mais tempo para a família, cuidar mais da minha saúde e dar uma nova experiência para meus filhos. Abri mão de salário fixo, 13o, férias, plano de saúde e tudo mais … eu era o PRESIDENTE ! Não pensem que não morri de medo do futuro,  mas meu coach e orientador do doutorado, Dr. Benny Rodriguez me disse algo que me sacudiu: "Dr. , para aprender a nadar tem que pular na água", eu pulei e digo com conhecimento de causa, devia ter pulado antes !!!

 

Desafio para você pensar:

As pessoas bem sucedidas com dinheiro tem seu sistema próprio! 

Você usa um orçamento para gestão do seu dinheiro? 

Se não, conhece o sistema do envelope para começar?

Qual sua fórmula para ganhar no jogo do dinheiro? 

Se você ainda não tem , que tal começar a construir a sua?

 

 

Até o próximo capítulo ...

Estamos juntos criando o SEU estilo de vida vencedor, 

um abraço,

Dado Guimarães, Ph.D.

Mestre, Doutor e Professor de Finanças

Cônsul da Finlândia no Estado do Paraná

Founder e CFO da InterEdtech

AUTOR DO LIVRO: COACHING FINANCEIRO - Criando Seu Estilo de Vida Vencedor

Criador do GPS financeiro pessoal

@gpsfinanceiro

Educação Financeira

Educação do Futuro
Dado Guimarães
Dado Guimarães Seguir

Founder & Chief Academic Officer Da InterEDTech

Ler conteúdo completo
Indicados para você