[ editar artigo]

Sou Doutor, e agora ?

Sou Doutor, e agora ?

 

Recebi nesta semana meu título de Doutor (Ph.D.) convalidado em todo o território nacional. Um trabalho que começou em 2010 quando trouxe a parceria da FCU/EUA para a FESP/PR/BRASIL para um programa internacional de mestrado e doutorado. Dei continuidade nos meus estudos de educação e planejamento financeiro iniciados na Espanha, em fase de mestrado, e 11 anos depois de muito trabalho, pesquisa, e finais de semana dedicado aos estudos … da noite pro dia … me tornei Doutor !

Como diz meu filho em tom irônico, pai agora que você é "Doutor" você já pode ser médico ou garçon… very funny.

Quando o assunto é dinheiro, somos senhores e doutores das nossas vidas. Aprendemos com o andar da vida e com os erros e acertos do percurso. Não nos ensinaram na escola, nem na faculdade.  Então como podemos saber se estamos no caminho ou fazendo certo ???

Pois então, após Richard Thaler ganhar o prêmio Nobel de Economia com os estudos em Economia Comportamental, sobre a irracionalidade dos agentes econômicos, ao contrário do que previa Adam Smith no nascedouro da Economia como ciência; temos comportamentos um tanto estranhos com dinheiro …

É muito mais emoção do que razão, mais quantidade do que qualidade, mais tentativa do que método, mais curto prazo do que longo prazo, mais os ditos gurus da internet do que matemática e probabilidade, mais dicas de bar do que planejamento e execução.

Somos assim , nossos maiores inimigos financeiros !!!

Fico pensando se uma vida dedicada aos estudos da educação financeira, inúmeras experiências e relatos em 30 anos de magistério superior, diversas palestras no Brasil, EUA e Japão, um mestrado na Espanha, um doutorado nos EUA ( convalidado no Brasil ), todos sobre GESTÃO DO DINHEIRO me dão alguma credencial para falar do assunto. 

Mas isso não importa,  o que importa é que quem me ouviu ao longo dos anos e adotou o GPS Financeiro como método, mudou de patamar de consciência financeira e qualidade de vida, passando a tomar melhores decisões sobre suas vidas financeiras.

A decisão sempre estará em nossas mãos. Quando aprendemos a decidir melhor e ensinamos nossos filhos como tomar melhores decisões para suas vidas financeiras, aí começamos a acreditar no método, na qualidade, no equilíbrio entre razão e emoção, em quem estuda o assunto,  e em planejar e executar, pois um sonho sem um plano e execução vira um pesadelo.

A vida é longa , ou melhor:  "um arco finito de duração indefinida".

Ganhar dinheiro é um desafio individual de cada um, fazer uma boa gestão desse dinheiro é técnica, prática, método que vira hábito, e essa é a grande sacada. Sempre é tempo de aprender e mudar, pois enquanto respiramos, pensamos e temos tempo de vida ( nossa maior riqueza ) DEVEMOS, É NOSSA OBRIGAÇÃO,  adotar hábitos mais saudáveis para nossas vidas … em todos os sentidos.

O hábito de poupar e investir é muito saudável para sua vida financeira ! Acredite nisso, afinal de contas … sou Doutor no assunto !

 

Até o próximo capítulo ...

Estamos juntos criando o SEU estilo de vida vencedor, 

um abraço,

 

Dado Guimarães, Ph.D.

Mestre, Doutor e Professor de Finanças

Cônsul da Finlândia no Estado do Paraná

Founder e CFO da InterEdtech

AUTOR DO LIVRO: COACHING FINANCEIRO - Criando Seu Estilo de Vida Vencedor

Criador do GPS financeiro pessoal

@gpsfinanceiro

Educação Financeira

Educação do Futuro
Dado Guimarães
Dado Guimarães Seguir

Founder & Chief Academic Officer Da InterEDTech

Ler conteúdo completo
Indicados para você