[ editar artigo]

Como lidar com a geração conectada?

Como lidar com a geração conectada?

O século XXI parece que tornou tudo mais fácil e ágil, mas em alguns aspectos, complicou bastante a nossa vida e precisamos aprender a ser espertos nas redes sociais. Por isso hoje eu separei 3 Dicas de sobrevivência para os adolescentes do século XXI conectados às redes sociais, vamos a elas:

1- Dê espaço para o relacionamento presencial, assim você não deixa quem está por perto com cara de pastel enquanto manuseia seus aparelhos em qualquer contexto! Para não se afastar de quem está perto, cada indivíduo tem de estabelecer regras de uso de celular que façam sentido para manter a conexão com quem está próximo e aproveitar as vantagens de sempre poder estar junto de quem está longe!

 

2- Cuide dos sentimentos ao navegar pelos feeds das redes sociais. Só tem gente bonita fazendo coisas legais? Você sente que está ficando para trás? De fato, é triste ficar vendo a felicidade dos outros quando não estamos tão bem assim. Para lidar com isso, é importante desenvolver a consciência de que as pessoas realmente postam o que consideram mais legal sobre si, e nem sempre a verdade. Com essa consciência e a capacidade de identificar os momentos de se desconectar um pouco, podemos transitar pelas redes com mais segurança emocional.

 

3- Manter o hábito de pesquisar e ler com atenção tudo o que recebemos para não se tornar superficial, para isso tanto jovens quanto adultos precisam dar aquela paradinha para prestar atenção ao que estão lendo e avaliar a credibilidade do material. Quem souber fazer isso vai se diferenciar muito das pessoas à sua volta!

 

" A tecnologia está na vida das crianças, isso é um fato inegável. Proibir todos os dispositivos tecnológicos não é uma alternativa possível, e muito menos a mais indicada.

A tecnologia é uma ferramenta positiva, que traz inúmeras vantagens ao desenvolvimento das crianças e adolescentes, desde que usada da forma correta e com o direcionamento certo."

 

Educação Parental

Educação do Futuro
Betina Von Staa
Betina Von Staa Seguir

Betina von Staa é Embaixadora da Comunidade Educação do Futuro e Conselheira de Transformação Acadêmica da InterEdTech. É doutora em Linguística Aplicada e escreve conteúdos educacionais sobre cultura digital.

Ler conteúdo completo
Indicados para você