[ editar artigo]

Mesada: dar ou não dar?

Mesada: dar ou não dar?

Aqui vale a máxima: é de pequeno que se aprende.

A mesada ou semanada ensina a poupar, gastar e se planejar, além é claro de dar responsabilidade aos nossos filhos.

Existem algumas coisas porém a se considerar tais como: valor, periodicidade, faixa etária. Cada família tem uma realidade financeira diferente, mas o que serve para todos é que o valor   dado deve sempre ser explicado para que serve, quanto tempo deve durar e que isso acarretará em escolhas. 

Via de regra é sempre bom dar menos do que mais do que o valor a ser usado no período pela criança pois assim ela aprenderá a economizar.

Quanto a data do benefício e o valor, isso não pode mudar sem uma bela conversa antes ( e apenas se for mesmo muito necessário). Isso fará com que seu filho te enxergue como uma pessoa confiável, você cumpre o que diz.

Ao assumir o compromisso da mesada será necessário que a família se comprometa com o combinado para que os avós, ou tios por exemplo, não boicotem o planejamento dando para criança valores extra como bônus, isso fará com que ele se desorganize financeiramente e o aprendizado fique prejudicado.

Com o valor da mesada seu filho deve fazer uma pequena poupança (10%) para os "sonhos" que na realidade será o consumo de algo de maior valor e que levará um tempo para ele conseguir comprar. Importante conversar sobre isso, para que seja algo real.

Quanto menor for a criança, menos intervalo deve ter entre uma remuneração e outra, pois apenas a partir de 10 anos de idade que eles conseguem se organizar por mais tempo. Essa idade é relativa, cada família deve perceber o quanto seu filho esta preparado para cuidar dos valores pelo período acordado.

Sobre quando começar, a partir do momento que ele consegue diferenciar as cédulas, entender que uma maior compra mais do que uma menor já pode começar sim, com supervisão dos pais, a inserir essa prática.

Agora é com você!!!! Siga @vanblumcolloca no intagram para videos do assunto.

 

 

 

Educação Parental

Educação do Futuro
Vanessa Blum Colloca
Vanessa Blum Colloca Seguir

Economista, especialista em câmbio e mercado financeiro. Graduada pela PUC com especializações na FGV e ABRACAM ( associação brasileira de câmbio).

Ler conteúdo completo
Indicados para você