[ editar artigo]

Por que a criança deve cuidar do seu dinheiro?

Por que a criança deve cuidar do seu dinheiro?

Quando é hora de falar de dinheiro com o meu filho? 
A partir da idade escolar já considero o momento propício para inserir a criança em uma relação saudável com o dinheiro. Mas fiquem tranquilos, nunca é tarde, o que muda é a abordagem.
Mas como fazer uma criança entender a importância do dinheiro? 
Na verdade a partir do momento que ele sabe optar, escolher, ele já pode ajudar em tarefas da família neste sentido. Por exemplo, quando for na farmácia, na padaria ou em algum local com poucos itens a serem adquiridos, ele já pode pagar no caixa e conferir o troco ( com ou sem dia ajuda, de acordo com a capacidade dele de somar).
Ainda nesta mesma brincadeira ao chegar em casa elogie e diga que foi muito importante ele ter pago, e conferido o troco e que agora para acabar o “trabalho” ele precisa conferir a nota fiscal e ver se está tudo certo. 
Após essa conferência você “recompensa” ele pelo trabalho, isso pode ser com uma bala, uma figurinha, uma moeda. E explique que isso é o pagamento pelo serviço dele para o bem da família.
Saibam que poupar exige que a criança saiba esperar, e isso requer exemplo. Seja exemplo. 
Em breve falaremos do tema poupar e o prazer de adquirir coisas mais valiosas sabendo esperar. 
Nós pais, podemos e devemos ensinar e ajudar nossos filhos a serem responsáveis por suas escolhas e as consequências delas. E porquê não fazer isso com relação ao dinheiro?

Educação Parental

Educação do Futuro
Vanessa Blum Colloca
Vanessa Blum Colloca Seguir

Economista, especialista em câmbio e mercado financeiro. Graduada pela PUC com especializações na FGV e ABRACAM ( associação brasileira de câmbio).

Ler conteúdo completo
Indicados para você