[ editar artigo]

Conheça as 5 melhores ferramentas para edição de vídeos!

Conheça as 5 melhores ferramentas para edição de vídeos!

Com o aumento exponencial do consumo de vídeos nas redes sociais e nas plataformas de streaming, a exigência na produção de conteúdo de qualidade também tem crescido. 

Nesse cenário a procura por cursos online de edição de vídeo saltou.

A transformação digital trouxe uma série de ferramentas e tecnologias educacionais voltadas para esse fim.

Nesse texto, você conhecerá cinco ferramentas que te ajudarão na edição de vídeos para as atividades acadêmicas e para o mercado de trabalho.

Vai ver, também, que editar vídeo não é algo impossível.

Esse e outros tópicos você confere, agora.

Boa leitura e veja como editar vídeos fácil!

Mas por que eu devo aprender sobre edição de vídeos?

Segundo a pesquisa Video Viewers, feita pelo Google, o consumo de vídeos no Brasil aumentou 165% de 2015 a 2019. Alguns dos diferenciais que tornaram esse novo formato de comunicação atraente foram:

  - Consolidação de diversas informações em um único conteúdo

  - Ser didático e de fácil compreensão

  - Gerar maior engajamento

  - Proximidade com o público

  - Reconhecimento como autoridade

Porém, não basta somente aderir a essa tendência e não passar a mensagem correta, não realizar o objetivo previsto no roteiro que você construiu.

É preciso ter cuidado e prestar atenção em alguns aspectos técnicos do seu material de divulgação audiovisual.

Edição de vídeo: cuidado com a qualidade

Áudios ruins, recortes mal feitos e iluminação desajustada vão afastar o seu conteúdo do público.

Os vídeos devem estar bem produzidos para serem facilmente assistidos, apreendidos e compartilhados pelo internauta.

Por via das dúvidas, para saber se o seu vídeo está em boas condições, coloque-se no lugar do seu público ou cliente e se pergunte: “eu assistiria a esse vídeo e, indo além, o indicaria para alguém?”. 

Se a resposta for sim, parabéns, você está no caminho certo!

No mais, para ter sucesso, você precisa saber como usar um bom programa de editor de vídeo.

A pessoa que cuidará da edição do vídeo precisa definir a intenção do conteúdo, os elementos que serão utilizados e a estratégia que tornará essa comunicação eficaz.

Para dar seguimento no processo, é importante contar com um bom software de edição.

Edição de vídeo: trabalhos acadêmicos e profissionais

A produção de conteúdos em audiovisuais tem crescido muito, como já mencionamos. As redes sociais estão cada vez mais oferecendo recursos e atualizações que usam o vídeo como protagonista. Isso já diz bastante coisa, certo? 

Nesse sentido, o campo de atuação do editor amplia junto com esses avanços.

Você pode abrir sua própria editora de vídeo, ser freelancer ou trabalhar em uma empresa.

Não tem desculpa para deixar essa área de lado e não pensar em aprender o básico sobre. Ganhe tempo e assim que terminar a leitura do nosso artigo, vá aprender!

E, antes disso, alguns processos seletivos exigem que o candidato à vaga se apresente na forma de vídeo.

Já pensou você deixar escapar seu sonho, aquele lugar que você sempre pensou em atuar e mostrar suas habilidades profissionais? Não pode bobear, senão seu concorrente passa à sua frente em um passe de mágica e você fica vendido na situação.

Os vídeos, além disso, funcionam como meios de avaliação, dos professores, em escolas, faculdades e cursos livres. Aqueles antigos trabalhos em cartolina, slides ou peças teatrais estão sendo substituídos, ou incrementados, por conteúdos audiovisuais.

Volta e meia, o professor pede aos alunos que, por exemplo, produzam um vídeo explicando sobre acontecimentos históricos ou sobre o funcionamento de processos biológicos do nosso corpo.

Nessas horas, larga na frente quem sabe o mínimo de edição de vídeo.

Então, fique ligado e invista tempo em aprender sobre o manuseio de ferramentas do gênero, assista tutoriais e faça cursos. A propósito, para deixar sua caminhada menos árdua, selecionamos ferramentas conhecidas e usadas no mercado audiovisual, por amadores ou profissionais. Observe:

Edição vídeo: 5 editores de vídeos que você precisa conhecer

OpenShot

Este é um programa de edição de vídeo grátis para Linux, Mac e Windows. Foi desenhado para ser fácil, rápido e poderoso. Entre algumas das suas funções estão: cortes, animações 3D, ajuste de brilho, câmera lenta e inserção de títulos e fotos.

iMovie

É um software de edição gratuito exclusivo para aparelhos iOS. O programa é extremamente simples de utilizar e suporta vídeos até em 4K. Basta adicionar fotos, trailers, temas, títulos, efeitos e músicas e pronto, você transforma o seu vídeo em uma verdadeira produção de cinema.

Movavi

Segundo o site oficial do software, pela simplicidade do manuseio, até mesmo uma criança aprende a usá-lo em cerca de 15 e 20 minutos. Com uma interface intuitiva e características profissionais, a ferramenta é paga e funciona em sistemas Windows e Mac. Dentre suas principais funções estão a estabilização de vídeo, a detecção de ritmo e o chroma-key. Vale à pena.

Premiere 2019

Esse editor profissional é líder em edições para cinema, TV e web. É uma ferramenta paga que pode ser utilizada em Mac e Windows. O programa queridinho dos produtores de conteúdo do mundo possui infinitas possibilidades para editar seus vídeos com excelência e conta com recursos sensacionais. Alguns destes são: correção de cores seletiva, limpeza de áudio inteligente e aprimoramento de gráficos.

Adobe After Effects

Por último, nossa lista traz este que é um programa de edição de gráficos com movimentos e efeitos visuais. Ele faz parte do pacote Adobe e, assim como o Premiere, tem uma pegada mais profissional. Com essa ferramenta é possível criar títulos, introduções, transições e legendas cinematográficas. O software permite transformar qualquer ideia em realidade, removendo ou adicionando elementos dos vídeos.

OpenShot, iMovie, Movavi, Premiere 2019 e Adobe After Effects são apenas algumas opções disponíveis na atualidade.

Agora que você já conhece algumas ferramentas para a edição de vídeos, explore as tecnologias educacionais e faça cursos online!

O Portal Fala Universidades está com uma promoção especial junto à Comunidade Educação do Futuro!

Acesse os botões abaixo e conheça:

                                                     Para Adobe After Effects: 

                                                    Para Premiere 2019: 

                                  

FALA! UNIVERSIDADES

Educação do Futuro
Fala! Universidades2
Fala! Universidades2 Seguir

O FALA! é uma startup de comunicação que gera experiências entre universitários e marcas. Todas as iniciativas são divulgadas em nossas plataformas: revista impressa, site falauniversidades.com.br e também no portal de notícias R7.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você