[ editar artigo]

Equilibre sua vida financeira com dicas práticas!

Equilibre sua vida financeira com dicas práticas!

O desejo de todo o estudante é ter uma vida financeira estabilizada o mais rápido possível, certo?

Porém, muitas vezes, a vontade de ganhar dinheiro é tão grande, que eles acabam metendo os pés pelas mãos e se precipitando no momento de gastar ou investir.

Autonomia financeira é algo muito bom, mas pode ser que, às vezes, demore um pouco para acontecer.

É um processo que requer paciência e inteligência das pessoas. O primeiro passo para atingir essa liberdade financeira é entender que em relação às finanças, assim como em quase tudo na nossa vida, o equilíbrio é necessário

Para entender a importância de equilibrar sua vida financeira, preparamos um artigo com dicas práticas, especialmente para você.

Por que o equilíbrio financeiro é importante?

Quando você busca equilíbrio para sua vida financeira, não significa que você quer somente acabar com suas dívidas ou parar de gastar.

Muitas vezes, as pessoas não estão endividadas. Mas, ainda assim, procuram organizar suas finanças a fim de saber como usufruir melhor daquilo que têm.

O equilíbrio representa uma mudança de mentalidade e de comportamento. Ou seja, é uma modificação de hábitos e pensamentos sobre o dinheiro.

Nesse processo, a pessoa passa a separar o que realmente é necessário e prioritário daquilo que não é tão urgente assim. O dinheiro passa a ser visto como uma “ferramenta”, com efeitos a longo prazo, para alcançar determinados objetivos.

A boa notícia é que equilibrar sua vida financeira pode ser mais fácil do que você imagina.

Como organizar minha vida financeira?

Separamos algumas dicas práticas sobre como organizar sua vida financeira.

Confira!

Defina objetivos

Muitas pessoas conseguem guardar dinheiro, mas não veem propósito no ato e desistem da tarefa no meio do caminho. De nada adianta ter o conhecimento sobre o que e como fazer se você não souber onde quer chegar. Poupar sem ter objetivos definidos não é uma boa estratégia. 

É importante que exista uma meta.

Ela deve ser clara para que você sempre lembre o motivo pelo qual está economizando. A definição de objetivos financeiros permite transformar sonhos em valores, sendo possível saber quanto falta para alcançar cada fim.

Elabore seu orçamento

Para elaborar seu orçamento, o ideal é seguir alguns passos.

Primeiro, identifique como você está gastando seu dinheiro.

Segundo, avalie se todos os seus gastos atuais precisam ser mantidos e defina metas de despesas que levem em conta seus objetivos financeiros a longo prazo.

Por último, acompanhe o andamento das suas futuras despesas para ter certeza que elas ocorram dentro do que você planejou. Continue lendo e saiba mais.

Controle e quite suas dívidas

                         Dívidas ainda são problemas da vida financeira.

Você deve concordar que manter as dívidas sob controle é essencial para o sucesso do seu planejamento. É importante entender que existem as chamadas “dívidas boas” (financiamento da casa própria) e ruins (cartão de crédito). Por isso, é necessário se livrar destas últimas o quanto antes.

A renegociação das pendências é um dos princípios para se ter uma vida financeira organizada.

Normalmente, empresas e instituições oferecem descontos ou possibilidades diferentes de pagamento para quem se compromete a quitar uma dívida. Portanto, se esforce para quitá-las.

Uma dica: comece pelo pagamento das que apresentam taxas de juros mais altas.

Tenha uma reserva de emergência

Ninguém sabe o dia de amanhã. Então, dentro do seu planejamento, você também precisa contar com os imprevistos que podem ocorrer. Ter uma reserva de emergência é estar preparado para os possíveis incidentes.

Esse dinheiro deve ser gasto somente com emergências (como o próprio nome já diz), com problemas de saúde, consertos de automóveis ou, até mesmo, uma situação repentina de desemprego.

Não existe uma regra de qual valor você deve separar nessa reserva. No geral, a quantia dependerá dos seus orçamento mensal.

Invista em educação financeira

 

                            Conhecimento pode auxiliar sua vida financeira.

Infelizmente, não são todas as pessoas que têm educação financeira. Muitos adultos, por exemplo, nunca tiveram acesso a esse ensino ao longo de suas vidas e isso se reflete na maneira como eles lidam com seus salários e despesas.

É importante saber que esse conceito vai muito além de somente falar sobre dinheiro. É um conhecimento que leva as pessoas a uma liberdade financeira.

Existem muitas pessoas dispostas a entregar boa parte de seu patrimônio de olhos fechados para gerentes de bancos. Mas, fique atento: você precisa, primeiro, entender o que será feito com seu dinheiro, onde será investido, quais frutos ele gerará.

Portanto, o primeiro investimento que deve ser feito é na sua educação.

Ao entender sobre o assunto, você ganha mais consciência da sua relação com o dinheiro. Assim, sua vida financeira ficará mais tranquila e mais planejada. Pense bem nisso.

Conheça o Grupo Educação Financeira - ponto de encontro na Comunidade Educação do Futuro para o debate e divulgação de conhecimentos ligados à finanças

Use a tecnologia como sua aliada

A tecnologia é um grande suporte em muitas áreas da nossa vida, inclusive na financeira. Hoje, existem diversas ferramentas e aplicativos que podem ser utilizados para facilitar a administração das finanças pessoais no dia a dia.

Os aplicativos ajudam a organizar o orçamento, a economizar, a planejar e acompanhar seus investimentos.

Uma grande vantagem é que, geralmente, essas ferramentas são intuitivas e fáceis de usar. Além disso, caso você tenha alguma dúvida, a própria internet irá esclarecer. Existem inúmeros tutoriais, sites e plataformas para isso.

Aliás, outro método tecnológico que pode ser seu aliado no momento de investir são os cursos online.

Nesses espaços, você tem a oportunidade de adquirir conhecimento para sua vida no geral e, especialmente, no âmbito financeiro.

À essa altura, você deve ter percebido a importância, e talvez esteja precisando, equilibrar a vida financeira. Chega de pensar “nossa, preciso equilibrar minha vida financeira”.

Os cursos online podem resolver seu problema. 

Aqui vai uma dica para sua vida: o Curso Preparando Você para Investir vai te ajudar não só a resolver esse problema, mas também irá te dar um novo olhar para suas finanças e investimentos.

Aprenda, já, como se organizar.

Sua vida financeira pode ser muito mais simples do que você imagina.

Entenda, de uma vez por todas, o mundo financeiro. Veja seus gastos desnecessários reduzirem e seu patrimônio crescer.

O Portal Fala Universidades está com uma promoção especial junto à Comunidade Educação do Futuro!

Acesse o botão abaixo e confira!

 

FALA! UNIVERSIDADES

Educação do Futuro
Fala! Universidades2
Fala! Universidades2 Seguir

O FALA! é uma startup de comunicação que gera experiências entre universitários e marcas. Todas as iniciativas são divulgadas em nossas plataformas: revista impressa, site falauniversidades.com.br e também no portal de notícias R7.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você