[ editar artigo]

O que os alunos pensam sobre o retorno das aulas presenciais? Descubra!

O que os alunos pensam sobre o retorno das aulas presenciais? Descubra!

O novo coronavírus trouxe ao mundo novas formas de fazer e receber educação via Educação a Distância (EAD), ou seja, com aulas online. Porém, com a pandemia mais controlada e o com o avanço da vacinação do país, as aulas presenciais começaram a voltar aos poucos, mas devem ter o seu retorno completo no início de 2022.

Quem já voltou às aulas presenciais?

Desde já, sabemos que aquelas escolas e universidades que já voltaram às aulas presenciais neste ano estão tendo que seguir à risca alguns protocolos de segurança e higiene. No momento, é obrigatório o uso de máscara a todo o instante, o respeito ao distanciamento social e a higienização das mãos com frequência.

É também importante ressaltar que milhões de estudantes estão psicologicamente afetados após quase dois anos de pandemia. Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 5,5 milhões de jovens não conseguiram continuar o seu aprendizado de forma online no Brasil em 2020. Diante desse cenário, é necessário um acompanhamento profissional fornecido pelos colégios aos alunos, já que muitos deles podem estar se sentindo desmotivados a estudar. Por outro lado, a família também é fundamental no apoio de seu filho neste momento.

Em entrevista à "Agência Brasil”, a pedagoga Bruna Duarte falou um pouco da importância dessa relação:  “Neste momento, muitas crianças puderam observar de perto a rotina de trabalho dos pais e isso será um grande aprendizado. Os exemplos que as crianças estão observando em casa serão reproduzidos por elas. Se a família não tem uma rotina organizada, dificilmente esta criança terá, assim como se os pais não têm o hábito da leitura, será mais difícil fazer a criança ler. Por isso, é muito importante que os pais continuem oferecendo suporte aos filhos não somente com cobranças, mas também com atitudes e carinho”.

É muito importante que os pais continuem oferecendo suporte aos filhos não somente com cobranças, mas também com atitudes e carinho.

A retomada das aulas

A volta às aulas presenciais também será muito importante na retomada de conteúdo de todas as disciplinas. Aqueles alunos que não puderam ter o melhor acesso à educação online durante os últimos dois anos, terão a chance de aprender alguns assuntos que, ou não foram ensinados a ele nesse tempo, ou que precisam ser aprimorados. 

De acordo com um relatório realizado pelo Banco Mundial e divulgado em março deste ano, sete em cada dez estudantes no Brasil podem acabar o ensino fundamental sem conseguir ler ou entender textos simples. Esse é um dado que merece muita atenção, já que prova que será imprescindível um trabalho bem-feito para recuperar o tempo perdido por conta da pandemia.

Adaptações necessárias

Se foi preciso uma adaptação, tanto por parte dos alunos, quanto por parte dos professores e educadores, quando as aulas migraram para o ambiente virtual, agora outra adequação é necessária.

Uma mudança total de rotina, voltando ao antigo “normal”, é sempre difícil para todo mundo que envolve o sistema educacional. É importante que haja um acompanhamento por parte dos pais e responsáveis neste início de retorno de aulas presenciais para observar se o seu filho vai conseguir se adaptar bem nessa volta.

Em entrevista para o jornal “Brasil de Fato”, a estudante Maria Gabriela achou válido o regresso: “Eu acho que o que foi mais difícil pra mim foi voltar pra essa rotina que eu tinha antes, por que como eu fiquei (quase) dois anos em casa meio que acostumou e foi uma mudança muito repentina porque esse decreto, de voltar com 100%, foi assim de um sábado para segunda-feira já está de volta. Atualmente eu me sinto melhor, querendo ou não, do que eu me sentia dentro de casa, porque dentro de casa tinha uma preguiça maior, né?”.

Atualmente eu me sinto melhor, querendo ou não, do que eu me sentia dentro de casa.

Portanto, se você procura um local que une todos os espectros da educação, está no lugar certo. A InterEDTech criou a comunidade Educação do Futuro com o objetivo desenvolver reflexões, ideias e promover integração de conhecimentos a respeito das melhores ações educacionais e sobre todo o sistema. Com a volta das aulas presenciais a todo vapor em 2022, a educação brasileira deve voltar aos trilhos, mas com muitas questões a serem resolvidas e adaptadas.

Enfim, agora que já sabe mais sobre a volta das aulas presenciais, está na hora de conferir o que a Comunidade Educação do Futuro pode oferecer como recurso e solução digital para você e para a sua instituição. Conheça os nossos cursos e confira todas as soluções disponíveis.

FALA! UNIVERSIDADES

Educação do Futuro
Fala! Universidades2
Fala! Universidades2 Seguir

O FALA! é uma startup de comunicação que gera experiências entre universitários e marcas. Todas as iniciativas são divulgadas em nossas plataformas: revista impressa, site falauniversidades.com.br e também no portal de notícias R7.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você