[ editar artigo]

Saiba o que você deve levar em consideração ao escolher um curso virtual

Saiba o que você deve levar em consideração ao escolher um curso virtual

Desde do início da pandemia da Covid-19 em 2020, o aumento do interesse no estudo virtual cresceu bastante em todo o planeta. Diversas escolas e universidades adaptaram as suas aulas ao modelo de Educação a Distância (EAD), levando os ensinamentos para dentro das casas de seus alunos. Porém, para escolher um curso online de qualidade, é necessário observar alguns aspectos importantes em conta.

O primeiro passo

A primeira medida a ser tomada é entender os motivos para adquirir um curso online. Além do aprendizado que ele naturalmente trará, as experiências e o sentimento de aprimoramento intelectual também são muito relevantes.

Então, atenção no momento de se inscrever em um curso online, para não correr o risco de fazer a escolha errada e perder dinheiro. Um dos pontos a serem observados é o título do curso em questão que, muitas vezes, pode ser bastante chamativo, porém com o objetivo de camuflar o conteúdo do produto.

Cuidado com as enganações

Para evitar enganações, é preciso ler atentamente a descrição do curso online, junto com os objetivos que ele quer alcançar, as aulas já disponíveis de forma gratuita, o vídeo promocional de apresentação do curso e as avaliações de pessoas que já consumiram aquele produto uma ou mais vezes.

O idealizador do projeto sempre terá a intenção de atrair mais clientes para consumir a sua plataforma. Por isso, é comum a prática de ofertar aulas gratuitas, servindo de uma espécie de “demonstração” daquilo que pode ser consumido e chamando mais pessoas a conhecerem os cursos EAD.

Os títulos podem ser classificados de três formas: criativo, específico e objetivo. Após o contato com o título e a descrição lida, é necessário atenção no vídeo promocional disponibilizado pelo instrutor do curso. Nele, será explicado quais são os objetivos do produto, os temas que serão abordados e as soluções que o cliente irá encontrar ao finalizá-lo. Com a proposta do curso já entendida, o aluno precisa compreender se aquilo oferecido esbarra nos seus desejos de aprendizado.

As amostras gratuitas têm algumas funcionalidades que podem ser muito bem exploradas. Uma delas é descobrir se o instrutor possui uma boa oratória e faz uma explicação de fácil entendimento. A didática utilizada é aprovada de acordo com o gosto pessoal de cada cliente, portanto é essencial analisá-la e ver se ela é eficiente para você. Por fim, é recomendado observar se há alguma questão técnica que atrapalha no consumo do curso online, como vídeo, áudio, entre outros.

Veja as avaliações

As avaliações de outros clientes são muito importantes para ter uma noção sobre o que mais pessoas tiraram de bom e de ruim da plataforma. Obviamente, sempre existem alguns comentários que são puramente negativos e não agregam em nada na avaliação do produto. Mas, as análises positivas e as críticas construtivas também têm o seu espaço, e são boas ferramentas para decidir se aquele curso merece ter o seu tempo e dinheiro investido ou não.

Com tantas oportunidades de curso online disponíveis na internet, é necessário ter a ciência de que um produto não atingir as suas expectativas iniciais é muito normal e tranquilo. Mesmo seguindo os passos já citados (ler a descrição, analisar o vídeo promocional e observar as avaliações de outros clientes), algumas vezes, acontece de toda a espera pelos conteúdos do curso não seja alcançada de forma exata.

Porém, isso tem uma fácil solução, já que, atualmente, existem diversos outros projetos a serem consumidos, e que podem suprir todas as necessidades que uma pessoa possui. O EAD é um modelo que chegou de vez na sociedade com a intenção de ficar e se expandir ainda mais nos lares brasileiros, trazendo todo tipo de educação e ensinamento para perto do público geral.

Enfim, já sabe como escolher o seu curso online? Então agora não deixe de conhecer os cursos da Comunidade Educação do Futuro. Nesse mundo que ainda não saiu da pandemia, o digital ganhou muita força, em especial na educação. Umas coisas que a comunidade faz é conectar pessoas de diversas áreas que têm interesse em aprender cada vez mais. Confira os cursos online, educação online e soluções digitais com a Educação do Futuro.

FALA! UNIVERSIDADES

Educação do Futuro
Fala! Universidades2
Fala! Universidades2 Seguir

O FALA! é uma startup de comunicação que gera experiências entre universitários e marcas. Todas as iniciativas são divulgadas em nossas plataformas: revista impressa, site falauniversidades.com.br e também no portal de notícias R7.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você