[ editar artigo]

Explique sua escola em 1 minuto

Explique sua escola em 1 minuto

O imediatismo tomou conta do modo de pensar da nossa sociedade. Da receita de bolo, que era aprendida a partir da observação dos avós cozinhando e que hoje é ocupada por vídeos acelerados na timeline das Redes Sociais, até as notícias políticas e econômicas mais importantes que passaram a ser resumidas em títulos e subtítulos de reportagens ou memes, tudo precisa ser explicado de forma mais rápida e assertiva.

Sua escola não é diferente. Um discurso longo, prolixo e em “pedagogês” não atrai nem fixa  mais a atenção do cliente. É preciso encontrar um discurso que traduza rapidamente a identidade da sua escola. Por isso o desafio de explicar sua escola em 1 minuto.

Mas por onde começar? 

Em primeiro lugar é preciso repensar todas as suas certezas e observar sua escola sob o ponto de vista do seu cliente, ou futuro cliente. Essa ação é importante principalmente para as escolas que atraem a maior parte dos alunos por indicações dos clientes atuais.

Com esses pontos definidos, partimos para a ação:

1. Defina a sua missão. Por que a sua escola existe? Se sua escola não existisse mais, o que iria impactar na vida dos alunos?

Ao responder as questões, você terá a oportunidade de registrar os motivos que levaram sua escola até o status que ela tem hoje. Olhar para o passado sempre ajuda a construir o futuro.

2. Você é o que o seu cliente pensa de você?

Não temos como responder essa pergunta sem contar com a ajuda dos clientes. Para isso, faça pesquisas frequentes com seus atuais clientes, os que visitaram sua escola mas não fecharam negócio e também com seus ex-clientes. Escute antes de agir!

3. Analise os resultados

Para analisar os resultados de maneira imparcial, é fundamental que os líderes da escola participem da leitura, classificação das respostas e análise das ações futuras. Não construímos uma escola sozinhos e não cresceremos trabalhando isolados.

4. Peça aos seus colaboradores para listar 10 coisas na escola que sempre foram assim. Faça uma lista única, separe as 5 que mais se repetiram, trace um plano de ação e mãos à obra!

Uma escola foi feita para educar crianças para um futuro que ainda não vivemos. Exatamente por este motivo é essencial que a escola se adeque para o mundo em que vivemos. O que “sempre foi assim”, está errado. A escola que é “sempre assim” não evolui com a sociedade!

Gestão da Educação Básica

Educação do Futuro
Denis Drago
Denis Drago Seguir

Pedagogo, pós-graduado em gestão de empresas e quase mestre em administração, comunicação e educação. Estudo desde que nasci e, há mais de 25 anos dedico meu trabalho para o setor educacional. Socio-proprietário da LDrago Inteligência Educacional.

Ler conteúdo completo
Indicados para você