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Os critérios para um ensino híbrido de qualidade

Os critérios para um ensino híbrido de qualidade

Luciano Sathler

Um dos efeitos causados pela pandemia foi aumentar a aceleração da cultura, a antecipação de mudanças em larga escala antes previstas para acontecerem somente daqui a uma ou duas décadas. 

A adoção maciça de diferentes tecnologias foi a principal estratégia praticada para manter as escolas e instituições de educação superior em funcionamento durante o período de distanciamento físico necessário para diminuir o ritmo da taxa de contágio do Covid-19. 

Milhões de estudantes, professores, gestores e demais profissionais da educação tiveram que se adaptar muito rapidamente ao que passou a ser designado como ‘ensino remoto’, uma terminologia criada para se diferenciar de ‘educação a distância’ e ‘ensino híbrido’. As instituições educacionais e governos viram-se premidos a tomarem decisões emergenciais, com pouco ou nenhum planejamento prévio. 

As mazelas já presentes na educação brasileira tornaram-se ainda mais escancaradas. Escolas desprovidas das condições mínimas de infraestrutura física, sanitária e tecnológica. Famílias, estudantes e docentes sem acesso ou com recursos insuficientes para estabelecerem relações de ensino-aprendizagem via Internet.

Desarticulação entre os entes federados, municípios e o Ministério da Educação. Insegurança alimentar aumentada pela falta da merenda escolar. Risco de aumentar a evasão, o abandono e aprofundar a desigualdade na aprendizagem entre estudantes de diferentes classes sociais.

O retorno das aulas e atividades presenciais será intermitente ou alternado, o que exigirá a adoção do ensino híbrido, um programa formal em que o estudante tem parte da aprendizagem elaborada a partir de conteúdo, interações e mediações online. O discente tem alguma flexibilidade quanto ao tempo, local, ritmo de estudos e sobre as trilhas de aprendizagem a serem cursadas. Parte das atividades é realizada sincronamente na escola ou em outro espaço, sob a supervisão de um professor.

À medida em que a maioria das instituições educacionais implementarem seu próprio programa de ensino híbrido será facilitada a comparação dos modelos, abordagens, metodologias e resultados de cada uma. Nesse sentido, é fundamental que a qualidade e a eficácia se aliem à eficiência da gestão, para proporcionar e privilegiar condições de se buscar a excelência.

O Online Learning Consortium (OLC) é uma entidade dos EUA que realiza pesquisas há décadas para tentar colaborar com instituições educacionais que se interessem em manter um programa de ensino híbrido ou EAD de melhor qualidade. Divulgam um manual de qualidade * que contempla 70 indicadores, organizados em oito categorias: apoio institucional, suporte tecnológico, desenvolvimento do curso e design educacional, arquitetura curricular, relações de ensino e aprendizagem, apoio aos professores, atendimento aos estudantes, avaliação institucional e avaliação de aprendizagem. 

O infográfico a seguir resume quais os indicadores são avaliados para definir se as relações de ensino aprendizagem ocorrem dentro dos padrões de qualidade esperados ou não. 

Publicado originalmente pelo Portal Desafios da Educação.

Luciano Sathler é Doutor em Administração pela FEA/USP. Membro do Comitê de Educação Básica da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Membro do Conselho de Educação e Treinamento da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Vice-Presidente da Sucesu Minas. Reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Foi o primeiro Pró-Reitor de Educação a Distância do Brasil.

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Doutor em Administração pela FEA/USP. Membro do Comitê de Educação Básica da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Membro do Conselho Deliberativo do CNPq. Foi o primeiro Pró-Reitor de Educação a Distância do Brasil.

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