Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pós-graduação ou MBA: entenda as diferenças antes de escolher

Pós-graduação ou MBA: entenda as diferenças antes de escolher
InterEDTech Tecnologias Educacionais
out. 7 - 5 min de leitura
000

A formação acadêmica é um requisito básico para a conquista de sucesso profissional, pois o mercado de trabalho está cada vez mais acirrado, o que aumenta as exigências em relação aos candidatos.

O curso de graduação não é mais considerado um diferencial e, por este motivo, as pessoas estão procurando por cursos de pós-graduação, como especialização ou MBA.

No momento de escolher a pós-graduação, é comum que apareçam inúmeras dúvidas, como quais as diferenças entre os cursos de especialização e MBA e qual seria a melhor escolha. Desta forma, é importante conhecer o que cada um oferece e representa antes de tomar uma decisão.

O que é pós-graduação?

A pós-graduação é o conjunto de todos os cursos realizados após a graduação e está dividida em lato sensu ou stricto sensu. O primeiro grupo é composto pelos cursos de especialização e MBA e o segundo por cursos de mestrado e doutorado.

A escolha entre os dois modelos varia conforme os objetivos e disponibilidade de cada um. Os cursos lato sensu são indicados para quem deseja uma evolução profissional, cargos de liderança e especialização ou mudança de área, enquanto os stricto sensu são recomendados para quem desejar desenvolver uma carreira no âmbito acadêmico.

O tempo de duração da pós-graduação também varia de acordo com o modelo. Os cursos de pós-graduação lato sensu têm um tempo de duração menor, com carga horária mínima de 360 horas. Já a pós-graduação stricto sensu exige, no mínimo, dois anos – em caso de mestrado – ou quatro anos – no caso de doutorado.

Existe diferença entre pós-graduação e especialização?

É comum ver o termo pós-graduação sendo utilizado como um sinônimo para especialização. Como dito, a pós-graduação abrange todos os cursos que exijam uma graduação anterior, enquanto a especialização é um exemplo de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de especialização são destinados às pessoas graduadas que estão buscando aprofundamento em alguma área específica, com o objetivo de crescer profissionalmente, ou que desejam mudar seu campo de atuação. A especialização pode ser realizada em diversas áreas do conhecimento e não precisa estar diretamente relacionada ao curso escolhido na graduação. 

O que é MBA?

O MBA (sigla para Master of Business Administration – Mestre em Negócios e Administração, em português) é um tipo de pós-graduação lato sensu. Os cursos de MBA, como o próprio nome sugere, são direcionados especialmente para a área da administração, com destaque para negócios, mercado e gestão. Os profissionais que optam por um MBA são aqueles que almejam cargos executivos, de liderança ou gestão.

Muitas pessoas têm dúvida sobre quem pode fazer MBA. Os profissionais graduados em qualquer área podem cursar um MBA, desde que estejam cientes que o principal objetivo do curso é o desenvolvimento de competências voltadas ao mundo empresarial e principalmente a gestão e liderança.

A experiência no mercado de trabalho também é um ponto determinante sobre quem pode fazer MBA. Os cursos são indicados para aqueles profissionais que atuam no mercado de trabalho há três ou mais anos, pois as discussões e práticas realizadas em aula exigem conhecimentos prévios que somente a prática é capaz de ensinar.

Qual a diferença entre pós-graduação e MBA?

O MBA é um curso de pós-graduação lato sensu. Ou seja, todo MBA é uma pós-graduação. Mas nem todo curso de pós-graduação é um MBA, pois também existem as especializações.

A maior diferença entre a especialização e o MBA é a área de atuação. O primeiro engloba todas as áreas do conhecimento, permitindo que o graduado curse uma pós-graduação em uma área diferente da estudada anteriormente. Já o segundo é indicado para profissionais com experiência no mercado de trabalho e que estejam buscando por cargos de liderança ou gestão de negócios.

Os dois têm como objetivo aperfeiçoar competências profissionais, mas a especialização é relacionada aos conhecimentos técnicos sobre uma área específica. Quando o profissional opta por um curso do tipo, ele está estudando para tornar-se especialista em determinada área. Já o MBA é sempre voltado aos futuros líderes e gestores, aprofundando conhecimentos sobre o mundo corporativo.

Qual a melhor escolha: pós-graduação ou MBA?

Não existem dúvidas de que a pós-graduação lato sensu é uma ótima opção para quem deseja crescer no mundo profissional, mas escolher entre uma especialização ou MBA pode ser uma decisão difícil.

Questionar se você está satisfeito com a sua área de atuação pode auxiliar na decisão. Caso a resposta seja negativa, uma especialização é indicada, pois seria possível migrar para outra área. Outra pergunta útil é sobre os seus desejos como profissional. Pretende crescer na sua área de atuação e tornar-se um líder? Então o MBA é a melhor escolha.

Os dois modelos de pós-graduação lato sensu são excelentes opções, por isso não existe resposta definitiva sobre qual é melhor. O importante é avaliar os seus objetivos como profissional, os conhecimentos prévios que você possui e o que você busca em um novo curso. Essa é a única maneira de escolher qual é a melhor opção, de acordo com seu perfil.

>> Conheça os cursos de Pós-graduação da Universidade Candido Mendes em parceria com a InterEdTech:

Acesse: https://posead.candidomendes.edu.br/pos-graduacoes


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você