[ editar artigo]

Mindfulness em família

Mindfulness em família

Falamos muito neste espaço sobre o quanto a prática de Mindfulness pode beneficiar professores e alunos das mais diversas idades. Se é útil em ambiente escolar, será que a prática de Mindfulness pode também ajudar a criar ambientes mais harmônicos nas nossas casas, se praticarmos em família?

A resposta, segundo estudos, é sim. A prática pode beneficiar famílias, apoiando pais e filhos a estarem menos suscetíveis ao estresse. No livro Mindful Parenting: Simple and Powerful Solutions for Raising Creative, Engaged, Happy Kids in Today’s Hectic World, Kristen Race comenta um estudo com resultados interessantes:

– Pais e mães que praticam mindfulness por um ano sentem-se mais satisfeitos e bem-sucedidos em seus papéis parentais, mesmo não tendo aprendido nenhuma habilidade especificamente relacionada à criação dos filhos.

– Os filhos também sentem os efeitos positivos de terem pais que meditam: brigam menos com os irmãos, diminuem a agressividade e aumentam a sociabilidade.

Herança de família

A psicóloga e professora universitária Melina Serra Pereira é casada e tem dois filhos: um de 10 e uma de 5 anos.  Ela começou a praticar Mindfulness, com a ajuda de um aplicativo, em 2019 porque estava passando por um período turbulento no trabalho. Percebeu que a prática a ajudava a lidar com o estresse e a ansiedade. “Parei até mesmo de sentir taquicardia e falta de ar, que eu tinha às vezes, pelo estresse”, afirma. Sentiu-se tão bem que nas férias daquele ano colocou “todo mundo para meditar”, como ela mesma conta.

Seu filho mais velho também foi muito beneficiado pelas práticas e meditar virou uma rotina dela com os filhos e o marido. “É um momento só nosso, em que nos conectamos, em família. Às vezes eu e as crianças, às vezes meu marido e as crianças, às vezes nós quatro juntos”, diz. E, para a família, o melhor momento é a hora de dormir: os exercícios de respiração acontecem sempre neste momento. “Eu digo a eles que é um super poder estar tranquilo consigo mesmo, pois você fica mais preparado para lidar com as coisas. A meditação é uma herança que quero deixar para eles”.

Experiências familiares

Ana Cristina Falcão, que também pratica Mindfulness em família – com seus dois filhos – acredita que a meditação ajuda a melhorar a vida cotidiana.  “Os segundos em que você não reage é o melhor momento para tomar boas decisões, não só para os adultos, mas para as crianças também”, afirma.

As práticas são simples. O escaneamento corporal, que pode ser feito com pais e filhos juntos, por exemplo, consiste em levar atenção a cada parte do corpo, desde os calcanhares até a cabeça. Uma variação interessante é que cada pessoa da família pode guiar uma parte do escaneamento, dando nomes a cada parte do corpo e brevemente descrevendo como sente aquela parte. Assim, toda a família pode participar e interagir. Um adulto pode começar e a criança continua, por exemplo, dizendo: “estou focando no meu pé e ele está frio”. A criança continua: “estou focando no meu calcanhar e ele está formigando”. E assim vão passando de parte a parte do corpo, até chegar à cabeça.

Sabrina Mota Brandão também medita com os filhos na hora de dormir, diariamente. Sua companhia mais frequente é a filha mais velha. Mas o filho mais novo também se junta à atividade. “Eu deixo como uma atividade livre, prazerosa. A única regra é manter silêncio para não atrapalhar a prática. Hoje já virou um hábito”, conta.

Seja com muitos ou poucos minutos por dia, a verdade é que a prática de Mindfulness em família pode ajudar a tornar as relações mais acolhedoras, abrindo a possibilidade para que cada pessoa possa respirar e se acalmar, antes de agir.

Para começar a praticar em família, você pode fazer o download gratuito do e-book Meditação para Crianças e Adolescentes: https://conteudo.mindkids.net/meditacao-para-criancas

E se você quiser conhecer mais sobre o Curso Online “Mindfulness para Pais e Mães” da MindKids, se inscreva no link ou mande uma mensagem para contato@mindkids.net ou no whatsapp  (11) 94056-2368.

Meditação

Educação do Futuro
Ler conteúdo completo
Indicados para você