Karina Tomelin Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas Importância da mentoria A mentoria tem sido uma oportunidade de formação profissional cada vez mais praticada. Ela gera ganhos a curto prazo, encurta caminhos e promove o desenvolvimento de forma marcante e permanente. Karina Tomelin mentoriadocencia
Luciane Pakrauskas Vellozo Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas Sala de aula invertida não é apenas postar um vídeo antes da aula Quando falamos em sala de aula invertida ou Flipped Classroom parece um conceito simples de entender, mas erroneamente, na prática, muitas pessoas acham que se trata de postar um material para Luciane Pakrauskas Vellozo METODOLOGIAS ATIVASInteratividadesala de aula invertidametodo cornelledpuzlle
Luciano Sathler Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas Competências docentes para o ensino híbrido A Open Education Week é realizada anualmente, uma oportunidade para compartilhar e aprender ativamente sobre as mais recentes conquistas da Educação Aberta em todo o mundo. Iniciada em 2012 pela Luciano Sathler eadABEDENSINO HIBRIDOopeneducation weekcompetencias docentes
Luciane Pakrauskas Vellozo Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas Educação Midiática e sua relação com o Ensino Híbrido O que é Educação Midiática? No Educamídia, que é um programa do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org criado para capacitar professores e organizações de ensino, e também, engajar a Luciane Pakrauskas Vellozo tecnologiaENSINO HIBRIDOEDUCAMIDIALIVECOMUNIDADE
JULIANA SANTOS Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas Curadoria de conteúdos: uma necessidade em tempos digitais Toda literatura que trata do tema explica que o termo vem mesmo das artes, ou seja, do processo de seleção, análise e coleta feita por um curador que, com olhar JULIANA SANTOS curadoriaProtagonismoestrategiasmetodologias ativashabilidades do seculo XXI
JULIANA SANTOS Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas As metodologias ativas e o fim da cultura resistente Estamos prontos para o protagonismo? Até bem pouco tempo, muitas escolas se orgulhavam de seus tablados, seus jalecos brancos e dos quadros cheios de conteúdo. Colocando essa frase no passado, JULIANA SANTOS MINDSETAPRENDIZAGEM ATIVAProtagonismoCultura resistentecultura
Luciane Pakrauskas Vellozo Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas Vamos ligar as câmeras? Já se imaginou com um dispositivo, seja ele móvel ou não, apenas ouvindo o professor? Já perguntou para os seus alunos o que eles acham disso? Como se sentem com Luciane Pakrauskas Vellozo tecnologiaENSINO HIBRIDOVolta as aulasMOMENTOS SINCRONOSExperiencias
Luciane Pakrauskas Vellozo Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas Interação com o Jamboard A interação do professor com a turma e a participação ativa do aluno na aula são essenciais para o engajamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem na aula remota. Como fazer Luciane Pakrauskas Vellozo JamboardColaborativoGoogle for EducationInteratividadeensino hibrido
JULIANA SANTOS Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas Inteligência se aprende! Certa vez ouvi alguém dizer que inteligência se aprende. Achei estranho, mas ao longo da minha trajetória acadêmica e profissional isso me persegue e busco entendimento. Ao longo dos anos, JULIANA SANTOS APRENDIZAGEM ATIVAMELHORES PRATICAScuradoriamultiplas inteligenciasinteracao
Luciane Pakrauskas Vellozo Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas O Ensino Híbrido e recursos digitais Quando procuramos o significado da palavra híbrido no dicionário on-line ( https://www.dicio.com.br/ ) encontramos que híbrido em genética foi algo do cruzamento entre espécies, raças, variedades ou gêneros distintos. Em Luciane Pakrauskas Vellozo ENSINO HIBRIDOprotagonismo do alunofundamentacao teoricatecnologiasestrategias
JULIANA SANTOS Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas É HORA DE COLABORAR EM ENCONTROS PRESENCIAIS Tenho sido bastante questionada sobre o retorno às aulas presenciais e como serão esses novos espaços de aprendizagem, já que muitos alunos aprenderam a estudar online ou remoto e estão JULIANA SANTOS MELHORES PRATICASPlanejamentoCOLABORACAOmodelagens de aulaencontros presenciais
Fabiane Picheth Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas Metodologias ativas e Estudantes ativos: Sintonia inspiradora As metodologias ativas representam não unicamente uma nova perspectiva para a prática docente, mas acima de tudo um perfil de formação para estudantes que atuam de maneira muito mais explícita Fabiane Picheth aprendizagemProfessor ReflexivoAluno ativoHabilidadesletramento digital
JULIANA SANTOS Grupo Metodologias Ativas Grupo Metodologias Ativas Estruturando o uso de metodologias ativas para gerar efetividade e transparência. Pensar em usar uma metodologia ativa em sala de aula já é o primeiro passo para a mudança no processo de ensino e aprendizagem, porque para tomar essa atitude é JULIANA SANTOS MELHORES PRATICASmediacaoPlanejamentoProtagonismoobjetivos