[ editar artigo]

Importância da mentoria

Importância da mentoria

A mentoria tem sido uma oportunidade de formação profissional cada vez mais praticada. Ela gera ganhos a curto prazo, encurta caminhos e promove o desenvolvimento de forma marcante e permanente.

O que é a mentoria?

A mentoria é uma relação educativa entre duas pessoas que compartilham suas experiências e aprendizagens em uma caminhada de evolução pessoal e profissional. O conceito de mentoria define uma relação educativa que pressupõe um acompanhamento de uma pessoa com mais experiência e outra que busca o autodesenvolvimento.

Quem é o mentor?

O mentor é alguém com alguma vivência, capaz de apoiar, acompanhar, compartilhar, escutar, ensinar e motivar o processo de autodesenvolvimento de outra pessoa.

Quem é o mentee ou mentorado?

É alguém disposto a resolver algum problema, e encontrar uma solução com o apoio de um profissional em que possa confiar seus medos, angústias e projetos futuros.

Por que mentoria?

Desafios e situações difíceis fazem parte da vida de todos nós, e encontrar saídas para superá-los nem sempre é tão fácil. Por vezes contamos com amigos, familiares, professores ou até gestores que nos apoiam, ajudam, e inspiram a encontrar respostas. Muitos de nós já tivemos pessoas em nossas vidas que atuaram como mentores, ainda que de maneira informal ou não planejada.

Desta forma, a mentoria não é uma prática recente. Podemos identificá-la nas relações de aprendizagem entre os primeiros filósofos como Platão e Aristóteles, ou nos monges da Idade Média com seus noviços, nos trabalhadores da idade moderna e sua necessidade de aprendizagem na revolução industrial ou com professores supervisores e seus alunos estagiários... e até os dias de hoje com os influenciadores digitais e seu público.

Papel do mentor

O papel do mentor é identificar a demanda, problema, ou situação conflituosa do seu mentorado e a partir disso buscar conjuntamente, ferramentas, referências, recursos, elaborando um plano de ação para apoiar o desenvolvimento e a resolução do dilema. Para isso, o mentor:

  1. Escuta de maneira empática.
  2. Compartilha suas experiências.
  3. Aconselha a partir da sua vivência.
  4. Inspira pensamentos e ações positivas.
  5. Apoia o caminho de aprendizagem.
  6. Motiva o autodesenvolvimento.

Vantagens da mentoria

- Foco na resolução de um problema.

- Segurança para tomar decisões.

- Agilidade na tratativa de resposta.

- Inspiração e motivação para a resolução de problemas.

- Ampliação de rede de contatos.

- Desenvolvimento de novas habilidades.

Conheça alguns mentores da área educacional em: 

https://educaspace.com.br/mentoria/

Metodologias Ativas

Educação do Futuro
Ler conteúdo completo
Indicados para você