[ editar artigo]

Interação com o Jamboard

Interação com o Jamboard

A interação do professor com a turma e a participação ativa do aluno na aula são essenciais para o engajamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem na aula remota. Como fazer isso?

O uso de ferramentas digitais colaborativas e a conversa do professor com a turma para envolvê-los são pontos de partida para planejar uma aula remota interativa.

Nesta entrevista realizada no Site do Porvir, Jon (Jonathan) Bergmann, desenvolvedor do método de sala de aula invertida, coloca que o momento reforça a necessidade de ir além da aula expositiva e da simples transmissão de informações. 

Com boas estratégias e o uso de ferramentas digitais como o Jamboard podemos aproximar mais o aluno e fazer com que ele se sinta mais presente na aula.

O Google Jamboard https://jamboard.google.com/ é uma ferramenta digital que representa uma tela interativa, é intuitiva e com recursos de edição e anotação fáceis de utilizar. Você pode utilizar um marcador, uma nota adesiva, inserir imagens do Drive, do Google Fotos, do computador, por meio de uma pesquisa no Google ou utilizar a câmera. É gratuito, está disponível na versão web e também possui o aplicativo para iOS e Android. No celular, o aluno ganhará mobilidade para tirar uma foto, por exemplo, para inserir no Jamboard. 

O professor pode criar um Jamboard para a turma, copiar o link clicando no botão “Compartilhar” da tela e disponibilizar o link no chat do Meet ou no Classroom da turma, por exemplo. 

No Jamboard a colaboração é em tempo real, ou seja, vários alunos podem interagir ao mesmo tempo, é importante orientar e combinar com a turma algumas regras de trabalhar em colaboração ressaltando que a autonomia, a responsabilidade, a ética e o senso de pertencimento devem estar presentes. Para planejar a sua aula e organizar a atividade, saiba que é possível inserir no máximo 20 telas por Jamboard criado.

Incentive os alunos a aprender, colaborar e participar ativamente de novas maneiras com o Jamboard. Que tal dividir a turma em grupos e cada grupo trabalhar com um tema? Lançar uma pergunta para a turma e criar a interação no Jamboard com respostas e imagens? Resolver um problema? Esboçar ideias?

Compartilho o eBook “Experiências que transformam - possibilidades e lições aprendidas” criado por Líderes GEG, Google Trainers e Google Innovators durante seminários online sobre uso das ferramentas Google for Education. Trata-se de um compilado de roteiros de aprendizagem, cada roteiro é uma sugestão de atividade que pode ser realizada por professores de qualquer segmento. Nas páginas 13 e 35 você encontrará exemplos de práticas que utilizaram o Jamboard.

O Jamboard é uma ferramenta simples, mas com muitas possibilidades, pode ser utilizada em qualquer idade e cria interatividade na aula. Explore, promova a proximidade e a interação na sua turma.

Boa interação!

Luciane Pakrauskas Vellozo

Metodologias Ativas

Educação do Futuro
Luciane Pakrauskas Vellozo
Luciane Pakrauskas Vellozo Seguir

Atuo na área de Tecnologia Educacional.

Ler conteúdo completo
Indicados para você