[ editar artigo]

Metodologias ativas e Estudantes ativos: Sintonia inspiradora

Metodologias ativas e Estudantes ativos: Sintonia inspiradora

As metodologias ativas representam não unicamente uma nova perspectiva para a prática docente, mas acima de tudo um perfil de formação para estudantes que atuam de maneira muito mais explícita em sua aprendizagem.

Dentre as diversas possibilidades metodológicas, identificamos habilidades significativas que podem ser potencializadas nas práticas ativas em sala de aula, vejamos:

  • Empatia: as atividades promovem muitas situações em pares e grupos; o que estimula o estudante a condição de ouvir os colegas, se colocar no lugar deles, aprender com eles e acima de tudo estreitar laços de afetividade que contribuem gradativamente ao campo socioemocional;
  • Planejamento: o percurso das atividades organizadas por meio de metodologias ativas, exigem planejamento, organização, condição de apoio ao tempo e/ou cronograma; aspectos estes que promovem a ação global sobre o papel que os estudantes possuem do início ao fim do processo;
  • Garantia de Preparo: à medida que os estudantes são envolvidos com situações ativas de aprendizagem, passam a perceber que as leituras e pesquisas prévias contribuem muito no bom desempenho das atividades, pois conseguem organizar um repertório prévio, anotam conceitos centrais, relacionam temas e áreas e gradativamente, principalmente devido ao papel reflexivo do professor, evidenciam que o preparo prévio que realizaram pode garantir uma aprendizagem muito mais significativa;
  • Análise e Aplicabilidade Real: o uso de situações, contextos, dados e cenários reais, como material de análise nas atividades que permeiam as metodologias ativas, permitem aos estudantes perceber onde aquele conhecimento que parecia tão distante se aplica, como aquilo interfere na vida dele e da comunidade que o cerca; esta sintonia inspira vida ao aprender e gera um sentimento rico de engajamento;
  • Cultura voltada ao Letramento Digital: com o apoio de tecnologias diferenciadas, o estudante se insere na perspectiva digital ativa e amparada aos preceitos científicos, ou seja, se vê ativo ao letrar-se digitalmente para além do sentido cotidiano, abre espaço para refletir, construir, registrar, pesquisar e publicar com qualidade e segurança;

 

Enfim, estas são algumas das habilidades que as metodologias ativas promovem aos nossos estudantes, sem dúvida há muitos outros benefícios que poderiam ser enumerados a partir das particularidades dos tipos de metodologias, aspecto este que podemos conversar mais à frente.

Agora, pergunto para você professor: Em que momentos da sua prática docente, você consegue identificar o potencial das habilidades citadas acima como realmente presentes no cenário da aprendizagem? E como podemos potencializar ainda mais esta veia ativa entre você e os estudantes?

Vamos pensar e refletir, afinal a inspiração do professor reflexivo (defesa de Donald Schon), deve ser pilar central da prática pedagógica!

 

Metodologias Ativas

Educação do Futuro
Fabiane Picheth
Fabiane Picheth Seguir

Professora, formadora de professores e apaixonada por educação!

Ler conteúdo completo
Indicados para você