Você já ouviu falar de recursos pedagógicos? De Metodologia Ativa? E de uma necessária mudança na educação? Ah, a Metodologia Ágil também é muito usada para a área de gestão, projetos e tecnologia. Mas, e sobre a importância de exercer diferentes conexões neurais e de aprender para o além do bidimensional?
Uma das abordagens que poderemos utilizar para entender melhor essa proposta é a da imersão por trás de recursos e narrativas que farão despertar no estudante uma sensação de fazer parte, de estar imerso e curiosar (expressão criada por Hugo Assmann para exercitar a curiosidade) as causas e soluções daquele contexto, daquela realidade utilizada para aprender, criar e sentir.
O sentimento também é muito importante para a construção do conhecimento, não apenas por contribuir com a memória e os sentidos, mas também pela vontade de querer aprender. O estudante que está aberto e disposto para experimentar e para conhecer determinado assunto, consegue entender o significado e faz conexões com suas referências individuais, têm um estímulo e uma porcentagem vantajosa para o sucesso deste estudo.
A proposta da imersão é para uma realidade alternativa, um espaço diferente que foi projetado para que o aluno mergulhe num contexto ou numa história, de preferência utilizando seus sentidos, principalmente a audição e a visão.
Para os estudos, um dos benefícios citados são:
Simulação - que permite praticar com segurança e treinar suas habilidades e conhecimentos para um determinado desafio ou atividade profissional;
A orientação para um desafio com uma narrativa imersiva que vai significar e também proporcionar exercícios comportamentais e técnicos;
O estímulo dos sentimentos e como lidar com essas emoções;
Atividade pode ser personalizada com metas individuais e coletivas de estudos;
Podem utilizar de recursos diversos para a imersão que estimula diferentes conexões cerebrais e também o relacionamento entre os pares e a equipe pedagógica.
Na última conferência Online & In VR - Immersive Learning Research Network, Leonel Morgado e Dennis Beck trouxeram um estudo sobre a compreensão aprendizagem imersiva e chegaram ao resultado esmagador de que 58% utilizam a tecnologia, enquanto 8,3% a narrativa para o desenvolvimento de uma aprendizagem imersiva.
Este artigo tem a intenção de provocar você a pensar nas práticas educativas também com o uso de boas narrativas e a exercitar abordagens imersivas.
Este é o primeiro texto de uma série que iremos fazer sobre Metodologia Imersiva. Sigam as nossas publicações neste espaço para viajar conosco na “profundeza” da Educação.